Ficção e rastros documentais: cotidiano, espaço e território no cinema de Miguel Gomes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.125130Palavras-chave:
Cotidiano, espaço, território, cinema.Resumo
Numa abordagem cultural aplicada ao campo do audiovisual, este trabalho articula os conceitos de cotidiano, espaço e território, em busca de um modo de análise fílmica que problematize a representação de espaços e a produção de territorialidades a partir da compreensão do cotidiano, tomando como objeto de estudo filmes que mesclam ficção e documentário.Objetiva-se, com isso, a identificação de dimensões documentais em narrativas audiovisuais de ficção. Para tanto, tem-se como objeto de aplicação desse modelo de análise a obra do cineasta português Miguel Gomes, em especial seu último filme, As Mil e Uma Noites (2015), composto de três volumes.
Downloads
Referências
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2013.
ECO, U. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FERREIRA, C. O. O cinema português: aproximações à sua história e indisciplinaridade. São Paulo: Alameda, 2013.
GARDIES, R. Compreender o cinema e as imagens. Lisboa: Texto & Grafia, 2007.
GAUDREAULT, A.; JOST, F. A narrativa cinematográfica. Brasília, DF: UnB, 2009.
GOMES, M. As mil e uma noites: o filme. 2014. Disponível em: http://www.as1001noites.com/o-filme/ Acesso em: 23 mar. 2016.
______. Les mille et une nuits. Paris: Makna Presse, 2015. Catálogo de apresentação do filme no Festival Cannes 2015.
HAESBAERT, R. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. 2004. Disponível em: http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf Acesso em: 30 mar. 2017.
______. “O território e a nova desterritorialização do Estado”. In: DIAS, L. C.; FERRARI, M. (Org.). Territorialidades humanas e redes sociais. Florianópolis: Insular, 2013. p. 19-37.
HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
JIMÉNEZ, J. G. Narrativa audiovisual. Madri: Cátedra, 1996.
LAMAS, S. “Tabu, de Miguel Gomes”. In: PEREIRA, A. C.; CUNHA, T. C. (Org.). Geração invisível: os novos cineastas portugueses.[S.l.]: Livros Labcom Books, 2013.
NICHOLS, B. Representing reality. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 1991.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
TAYLOR, C. Imaginários sociais modernos. Lisboa: Texto & Grafia, 2010.
VIEIRA, J. De abril à troika. Lisboa: Objectiva, 2014.
Referências audiovisuais
AQUELE querido mês de agosto. Criação: Miguel Gomes. Portugal, 2008.
AS MIL e uma noites. Criação: Miguel Gomes. Portugal, 2015. 3 volumes.
TABU. Criação: Miguel Gomes. Portugal, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Daniela Zanetti, Natália Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.