Dimensões da relação estética na obra fotográfica de Cao Guimarães

Autores

  • Benjamim Picado Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Consuelo Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.125787

Palavras-chave:

Fotografia, Atitude Estética, Experiência Estética, Cao Guimarães.

Resumo

Analisaremos aqui algumas séries fotográficas do artista mineiro Cao Guimarães considerando os padrões de interação sensível promovidos por sua obra, em quadros pragmáticos da experiência estética da fotografia. A “relação estética” será identificada tanto com atitudes e regimes sensoriais que originam a obra quanto na interação com um potencial apreciador. O corpus desse estudo compreende Paisagens reais – homenagem a Guignard (2009), Úmido (2015), Plano de voo (2015) e Steps (2015) e salienta aspectos que conectam cada série com a experiência estética suscitada por suas fotografias.

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Biografia do Autor

  • Benjamim Picado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).   

  • Consuelo Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutora em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris 3. Professora titular da Escola de Comunicação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

07/13/2017

Como Citar

Picado, B., & Lins, C. (2017). Dimensões da relação estética na obra fotográfica de Cao Guimarães. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 44(47), 278-297. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.125787