A imagem científica no filme Interestelar

Autores

  • Edison Gomes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.130889

Palavras-chave:

cinema, imagem científica e artística, semiótica discursiva.

Resumo

A produção de imagens é regida por práticas de construção de sentido entendidas como científicas ou artísticas e envolvem campos de um saber-fazer aparentemente distintos. Neste artigo, discutimos, a partir da semiótica discursiva, como esses dois estatutos da imagem se relacionam e se interpenetram, criando a figuração científica e mitopoética dos fenômenos astrofísicos exibidos no filme norte-americano de ficção científica Interestelar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edison Gomes, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado – especialização em cinema. Possui bacharelado e mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo. Atualmente é bolsita CAPES cursando doutorado na mesma área e universidade. 

Referências

BEYAERT-GESLIN, A.; DONDERO, M. G. Arts et sciences: approches semiotiques et philosophiques des images. Liège: Universitaires de Liège, 2014. (Présentation).

DONDERO, M. G. “Le texte et ses pratiques d’instanciation”. In: ARTS DU FAIRE: PRODUCTION ET EXPERTISE, 2006, Limoges. Actes de colloques. Limoges: Epublications Unilim, 2009a. Disponível em: <https://goo.gl/bC5TdM>. Acesso em: 31 jan. 2017.

______. “L’image scientifique: de la visualisation à la mathématisation et retour”. Actes Sémiotiques, Limoges, n. 112, 2009b. Disponível em: <https://goo.gl/pn1ihK>. Acesso em: 31 jan. 2017.

______. “Sémiotique de l’image scientifique”. Revue Signata, Liège, n. 1, p. 111-175, 2010a. Disponível em: <https://goo.gl/EMJzZs>. Acesso em: 31 jan. 2017.

______. “Rhétorique des figures visuelles et argumentation par images dans le discours scientifique”. Protée, Montréal, v. 38, n. 1, p. 41-53, 2010b. Disponível em: <https://goo.gl/WR56dC>. Acesso em: 31 jan. 2017.

______. “Énonciation visuelle et négation en image: des arts aux sciences”. Actes Sémiotiques, Limoges, n. 114, 2011a. Disponível em: <https://goo.gl/m8VSkp>. Acesso em: 31 jan. 2017.

______. “Rhétorique des pratiques”. Semen, n. 32, p. 111-129, 2011b. Disponível em: <http://bit.ly/2vMWZupP>. Acesso em: 31 jan. 2017.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2011.

ROGERS, A. “Wrinkles in spacetime: the warped astrophysics of Interstellar”. Wired, San Francisco, out. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/W9fHWS>. Acesso em: 31 jan. 2017.

THORNE, K. The science of Interstellar. New York: W.W. Norton & Company, 2014.

Referências audiovisuais

INTERSTELLAR (Interestelar). Christopher Nolan, EUA, 2014.

THE SCIENCE OF INTERSTELLAR. Gail Willumsen, EUA, 2014. Disponível

em: . Acesso em: 31 jan. 2017.

Downloads

Publicado

12/19/2017

Como Citar

Gomes, E. (2017). A imagem científica no filme Interestelar. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 44(48), 118-141. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.130889