A potência de “ser” e de “ser não” como releituras do “belo gesto” entre Io sono l’Amore e Amour

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.132941

Palavras-chave:

Greimas e o “belo gesto”, convenções sociais, ruptura e potência, práticas contemporâneas, cinema e expressividades.

Resumo

O artigo versa sobre a noção do “belo gesto”, primeiramente desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e acrescida de reflexões posteriores de Jacques Fontanille. O conceito é trabalhado aqui pela transversalidade da ideia de potência e contingência, pelo pensamento de Giorgio Agamben, e articulado a dois processos empíricos manifestos na expressão cinematográfica dos filmes Io sono l’Amore e Amour. Esses exemplos são significativos para evidenciar o caráter ambivalente do denominado “belo gesto”, para inscrever nas ações humanas a possibilidade, extrema, de ruptura das convenções sociais.

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Biografia do Autor

  • Kati Eliana Caetano, Universidade Tuiuti do Paraná

    Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP). Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado em Semiótica e em Ciências da Linguagem (França). Líder do Grupo de Pesquisas “Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais” (Incom/CNPQ).

  • Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP; pós-doutorado em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente/pesquisadora do PPGCom/UTP e coordenadora da Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais” – Grudes (PPGCom/UTP).

Referências

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Referências audiovisuais

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Publicado

12/19/2017

Como Citar

Caetano, K. E., & Fischer, S. (2017). A potência de “ser” e de “ser não” como releituras do “belo gesto” entre Io sono l’Amore e Amour. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 44(48), 86-97. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2017.132941