Documentário, história e memória
entre os lugares e as mídias “de memória”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2019.147902Palavras-chave:
documentário, história, memórias, identidades, recordaçãoResumo
o objetivo deste trabalho é estabelecer algumas premissas para o entendimento do documentário e sua relação com a História e a memória, elegendo o documentário histórico como objeto de análise, por esse apresentar aproximações com o discurso histórico. Ter o documentário como lugar e mídia “de memória” nos leva a problematizá-lo como objeto de instrumentalizações (ou articulações) de memórias e identidades destinadas a colocar em prática um discurso sobre o passado, convincente e comovente.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2014.
DOCUMENTÁRIO DEBATE relação entre homossexualidade e nazismo. DW/Agências (ca), 15 jan. 2007. Disponível em <https://www.dw.com/pt-br/document%C3%A1rio-debate-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-homossexualidade-e-nazismo/a-2310990>. Acessado em 02 jul. de 2018.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2014.
HOMOSSEXUAIS VÍTIMAS do nazismo ganham memorial em Berlim. DW/Agências (ca), 27 maio de 2008. Disponível em <https://www.dw.com/pt-br/homossexuais-v%C3%ADtimas-do-nazismo-ganham-memorial-em-berlim/a-3362743>. Acessado em 02 jul. de 2018.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992.
GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MANDELBAUM, Jacques. Nostalgia de la luz: una obra maestra de serenidad cosmica. Le Monde, 26 out. 2010. Disponível em <http://www.patricioguzman.com/index.php?page=films_dett&fid=11>. Acessado em 28 jun. 2013.
NICHOLS, Bill. Introdução do documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC, n.10, p.7-29, dez. 1993.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. vol.03. O tempo narrado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes. Os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
ROSSINI, Miriam de Souza. As marcas do passado: o filme histórico como efeito de real. Tese (doutorado). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
SCHACTER, Daniel. L. Os sete pecados da memória: como a mente esquece e lembra. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
SEIXAS, Jacy Alves de. Tênues fronteiras de memórias e esquecimentos: a imagem do brasileiro jecamacunaímico. In: GUTIÉRREZ, Horacio; NAXARA, Márcia Regina Capelari; LOPES, Maria Aparecida de S. (orgs.). Fronteiras: paisagens, personagens, identidades. Franca, SP: UNESP; São Paulo: Olho D’Água, 2003, p. 161-184.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, n.3, p.3-15, 1989.
Referências audiovisuais
NOSTALGIA DE LA LUZ. Patricio Guzmán, 2010.
PARAGRAPH 175. Jeffrey Friedman & Rob Epstein, 2000.
MÄNNER, HELDEN, SCHWULE NAZIS, Rosa von Praunheim, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cássio dos Santos Tomaim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.