Teoria e prática de um cinema junto ao povo de Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.157678Palavras-chave:
cinema boliviano, cinema latino-americano, Nuevo Cine Latinoamericano, cinema político, teoria do cinemaResumo
O livro Teoria e prática de um cinema junto ao povo de Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau é publicado no Brasil, quase quarenta anos depois de sua edição original no México. Trata-se de uma coletânea de textos que visa apresentar o desenvolvimento teórico e estético da produção cinematográfica dos bolivianos Grupo Ukamau e do diretor Jorge Sanjinés. Portanto, é um livro considerado fundamental na formulação do pensamento do Nuevo Cine Latinoamericano.
Downloads
Referências
AVELLAR, J. C. A ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, Getino, García Espinosa, Sanjinés, Alea – teorias de cinema na América Latina. São Paulo: Editora 34: Edusp, 1995.
SANJINÉS, J.; GRUPO UKAMAU. Teoria e prática de um cinema junto ao povo. Tradução Sávio Leite, Lourenço Veloso. Goiânia: Mmarte, 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fabián Núñez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.