O álbum de fotografia em O filme da minha vida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.166519Palavras-chave:
Fotografia, Cinema brasileiro, Referência midiáticaResumo
A partir das reflexões filosóficas e metafísicas sobre fotografia desenvolvidas por Susan Sontag, Roland Barthes, Philippe Dubois e André Bazin, pretende-se apresentar uma interpretação de O filme da minha vida por meio do uso da linguagem fotográfica como recurso narrativo e estético.
Downloads
Referências
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BAZIN, A. “Ontologia da imagem fotográfica”. In: BAZIN, André. O que é cinema?. Tradução Hugo Sérgio Franco. São Paulo: Ubu editora, 2018. p. 26-35.
DUBOIS, P. O ato fotográfico. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012.
MORIN, E. O cinema ou o homem imaginário: ensaio de antropologia social. São Paulo: É Realizações, 2014.
RAJEWSKY, I. O. “Intermidialidade, intertextualidade e ‘remediação’: uma perspectiva literária sobre a intermidialidade”. In: DINIZ, T. F. N. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.
SONTAG, S. Sobre fotografia. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Referências audiovisuais
FILME da minha vida, o. Selton Mello, Brasil, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dafne Di Sevo Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.