Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167447

Palavras-chave:

John Ford, Alfred Hitchcock, Julio Bressane, Planos frontais, Espectador

Resumo

A partir da ideia de configuração (Badiou, 1998) de imagens de primeiros planos frontais, observados em filmes de John Ford, Alfred Hitchcock, Major Thomaz Reis, Julio Bressane e James Williamson, o artigo investiga de que forma “os sinais instáveis da imagem cinematográfica” (Lindeperg, 2013) são capazes de introduzir uma contradição e, por vezes, confrontar diversos tipos de discursos de autoridade que podem existir em um filme, a partir de um acontecimento disruptivo.

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Biografia do Autor

  • Leonardo Bomfim Pedrosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente no seguinte tema: cinema moderno, novos cinemas. Doutorando na Escola de Comunicação, Artes e Design na PUC-RS.

  • Cristiane Freitas Gutfreind, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Cultures et Comportements Sociaux – Université de Paris 5 (René Descartes, Sorbonne -1996) e doutorado em Sociologie – Université de Paris 5 (René Descartes, Sorbonne – 2001). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora do PPGCom. É líder o grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política (Kinepoliticom) e participa de outros grupos de pesquisa de áreas afins no CNPq.

Referências

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Referências audiovisuais

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Publicado

01/30/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pedrosa, L. B., & Gutfreind, C. F. (2021). Planos frontais e autoridade em crise no cinema: o acontecimento disruptivo. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 48(55), 153-170. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.167447