Paris 1900 e Le souvenir d’un avenir: o presente e o futuro das imagens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.168468Palavras-chave:
Documentário, Arquivo, Memória, Nicole Vedrès, Chris Marker, Yannick BellonResumo
O artigo aproxima dois filmes de compilação, Paris 1900 (Nicole Vedrès, 1946) e Le souvenir d’un avenir (Chris Marker e Yannick Bellon, 2001), propondo-se a fazer uma análise comparativa a partir da forma como, a fim de tratar de uma mesma temática (tal seja, a guerra enquanto evento traumático e o dever de memória), eles acabam por adotar estratégias enunciativas parecidas, que consistem principalmente em criar um efeito de sentido de dupla temporalidade das imagens, de maneira a congregar presente e futuro diegéticos num único bloco de significação. A metodologia centra-se na análise fílmica, na análise do discurso, além dos pensamentos de Bazin, Didi-Huberman e Rancière, entre outros.
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