A ética do inconcluso em juventude em marcha – a carta de Ventura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.178362Palavras-chave:
Pedro Costa, Bakhtin, Cinema portuguêsResumo
Este ensaio apresenta uma análise do personagem Ventura, de Juventude em marcha, à luz das considerações de Bakhtin sobre a construção da personagem no romance polifônico de Dostoievski. O comentário se centrará, sobretudo, na carta de Ventura e em sua possível leitura analítica como uma porta de entrada para comentarmos a constituição dessa personagem como uma autoconsciência. A hipótese a ser testada pela análise é a de que essa autoconsciência age no filme por meio da preservação de uma certa opacidade da personagem em relação ao narrador do filme e ao espectador, opacidade por meio da qual a personagem mantém sua autonomia preservada.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. O problema da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2013.
BLANCHOT, Maurice. “A fala cotidiana”. In: A conversa infinita 3 – a ausência de livro. São Paulo: Editora Escuta, 2010. Tradução de João Moura Jr.
COHN, Dorrit. Transparent Minds: Narrative Modes for Presenting Consciousness in Fiction. Princeton University Press, 1978.
DEVIRES – Cinema e Humanidades. Belo Horizonte, UFMG, v. 5, n. 1, jan/jul 2008.
FONSECA, Jair Tadeu da. “A recusa do esquecimento inevitável”. Devires – Cinema e Humanidades. . Belo Horizonte, UFMG, v.5, n.1, jan/jul 2008, p. 16-26.
FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. A produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2010.
JORGE, Nuno Barradas. ReFocus: The films of Pedro Costa – Producing and consuming Contemporary Art Cinema. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2020.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
NEYRAT, Cyril. “Passo de gigante”. Trad. Brasileira de Mateus Araújo Silva. Devires – Cinema e Humanidades. . Belo Horizonte, UFMG, v.5, n.1, jan/jul 2008, p. 112-122
RANCIÈRE, Jacques. “A carta de Ventura”. Tradução brasileira de Mateus Araújo Silva. Devires – Cinema e Humanidades. Belo Horizonte, UFMG, v. 5, n. 1, jan/jul 2008, p.104-111.
RANCIÈRE, Jacques. “Política de Pedro Costa”. In: Cem mil cigarros – os filmes de Pedro Costa. CABO, Ricardo Matos (Org.). Lisboa: Orfeu Negro, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. Short voyages to the land of the people. Stanford University Press, 2003.
SILVA, Mateus Araújo. “Pedro Costa e sua poética da pobreza”. Devires – Cinema e Humanidades. . Belo Horizonte, UFMG, v. 5, n. 1, jan/jul 2008, p. 26-46.
Filmografia
EUROPA ’51. Direção: Roberto Rossellini. Itália, 1952. (113 min): 35mm, son., pb.
JUVENTUDE em marcha. Direção: Pedro Costa. Produção: Francisco Villa-Lobos. Portugal | França | Suíça: Contracosta Produções, 2006. (154 min): DV, son., cor.
NO QUARTO da Vanda. Direção: Pedro Costa. Produção: Francisco Villa-Lobos. Portugal | Alemanha | Suíça: Contracosta Produções, 2000. (170 min): DV, son., cor.
OSSOS. Direção: Pedro Costa. Produção: Paulo Branco. Portugal | França | Dinamarca: Madragoa Filmes, 1997. (94 min): 35mm, son., cor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Luiz Borogan Cerqueira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.