O documental e o vídeo na trajetória de Roberto Berliner: “quase virei correspondente de guerra”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2021.179192Palavras-chave:
Vídeo, Documentário, Década de 1980, Rio de JaneiroResumo
A importância do livro de Arlindo Machado, Made in Brasil: as linhas de força do vídeo brasileiro, tem sido favorecer – entre outros pontos - uma interrogação sobre a “nova geração de videastas” da perspectiva da cidade do Rio de Janeiro. Esta entrevista com Berliner busca responder parte dessa questão a partir de perguntas onde o realizador fala de sua experiência com o vídeo nos anos 1980. Uma das conclusões é que o espaço cultural do Circo Voador foi um lugar importante para a criação de um ambiente marcado por laços afetivos e pela descoberta do vídeo que marcam toda uma geração.
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Referências
FRANÇA, A. M. “Séries documentais na televisão: o travelling rasante de African Pop”. Galáxia, São Paulo, n. 37, p. 80-93, 2018.
MACHADO, A. (org.). Made in Brasil: as linhas de força do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultura, 2003.
PEDROSA, M. “A face pop dos documentários”. O Globo, Rio de Janeiro, 30 nov. 1990.
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