Corpo real e animado em Chris the Swiss
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.190348Palavras-chave:
Representação e memória, Documentário de animação, Estratégias sensíveis de representaçãoResumo
Este artigo procura discutir os recursos narrativos usados na animação em uma narrativa fílmica baseada em histórias de testemunhos de guerras do século XX. É analisada a obra fílmica Chris the Swiss, da ilustradora e cineasta Anja Kofmel, estabelecendo como principal argumento a utilização de materiais animados para mobilizar e elaborar aspectos do passado traumático, característica que tem surgido com certa frequência no cinema-documentário contemporâneo. Para tanto, discute-se autores(as) mais recentes sobre documentário de animação junto à análise fílmica apresentando como principal enfoque o uso da animação ao definirem discursos sensíveis a própria natureza da imagem cinematográfica.
Downloads
Referências
ASSMAN, A. Espaço da Recordação: Formas e Transformações da Memória Cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
BECKMAN, K. Animated Film Theory. Durham: Duke University Press, 2014.
CRAFTON, D. Before Mickey: Animated Film 1898-1928. Cambridge: MIT Press, 1982.
DIDI-HUBERMAN, G. Levantes. São Paulo: Sesc SP, 2017.
FENOLL, V. “Animación, Documental y Memoria. La Representación animada de la dictadura chilena”. Cuadernos.info, Santiago, n. 43, p. 45-60, 2018.
FOSTER, H. O que Vem Depois da Farsa. São Paulo: Ubu, 2021.
HARTMAN, G. “Holocausto, testemunho, arte e trauma”. In: SELIGMANN-SILVA, M. (org.). Catástrofe e Representação. São Paulo: Escuta, 2000. p 207-235.
KOFMEL, A. “Nuestra sociedad es vulnerable y fácil de manipular por la politica y los medios”. [Entrevista cedida a] Vladan Petkovic. Cineuropa, [S. l.], 22 mai. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3BTDoup. Acesso em: 21 set. 2022.
RANCIÈRE, J. A partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.
ROE, A. H. Animated Documentary. London: Palgrave Macmillan, 2013.
ROTHBERG, M. Traumatic Realism: The Demands of Holocaust Representation. Minnesota: University of Minnesota Press, 2000.
SELIGMAN-SILVA, M. História, Memória, Literatura: O Testemunho na Era das Catástrofes. São Paulo: Unicamp, 2003.
SELIGMAN-SILVA, M. “Toda Política é Política das Imagens”. In: KAMINSKI, R.; HONESKO, V.; SEREZA, L. C. (orgs.). Artes & Violências. São Paulo: Intermeios, 2020. p 159-181.
SERRA, J. J. “O Documentário Animado: Quando a Animação encontra o Cinema do Real”. Revista Rumores. ed. 10, 2011.
SERRA, J. J. “O Documentário Animado: Novas Abordagens na Representação da Realidade”. In: MAURÍCIO S. G. (org.). Pesquisa em Animação: cinema e poéticas tecnológicas. Belo Horizonte: Ramalhete, 2019. p 56-70.
WARD, P. Documentary: the margins of reality. London: Wallflower paperback, 2005.
ABUELAS. Afarin Eghbal, Reino Unido, 2011.
CRIS the swiss. Anja Kofmel, Suiça, 2018.
EL TECHO del Mundo. Rémi Chayé, França-Dinamarca, 2015.
FUNAN. Denis Do, França, 2018.
GOING Equipped. Peter Lord, Reino Unido, 1990.
GOLPE de Espejo. Claudio Díaz, Chile, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rafael Tassi Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.