Arlindo Machado: um percurso extraordinário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.192574Palavras-chave:
Cinema, Arte, Vídeo, Imagem, Som, MídiaResumo
O artigo percorre os variados interesses e competências de Arlindo Machado, demonstrando sua notável amplitude de conhecimentos e rara sensibilidade, analisando questões que envolvem a reflexão teórico-conceitual nas disciplinas conexas da comunicação midiática e das artes. Essa reflexão é balizada pela análise de obras pertencentes a campos que se inserem em variadas tradições e que compõem um rico conjunto de criações: filmes, fotografias, vídeos, instalações de artistas visuais apoiadas em distintos suportes, não faltando momentos de consideração de obras literárias – poesia e romance – e momentos de incursão no terreno da música, erudita e popular. Arlindo Machado foi um criador de caminhos, o que foi possível graças a esse percurso de inovações observadas na imensa obra que nos deixou como legado.
Downloads
Referências
MACHADO, A. A ideologia do cinema militante. Cine-Olho, São Paulo, n. 8-9, p. 2-5, 1979.
MACHADO, A. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MACHADO, A. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. 2. ed. São Paulo; Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2015.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.
MACHADO, A. “Cinema e arte contemporânea”. Revista Z Cultural, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 3, 2012
MACHADO, A. Eisenstein: geometria do êxtase. São Paulo: Brasiliense, 1983.
MACHADO, A. “Introdução”. In: MACHADO, A. (org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2003. p. 15-50.
MACHADO, A.; MAGRI, C.; MASAGÃO, M. Rádios livres: a reforma agrária no ar. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
MACHADO, A. O olho, a visão e a imagem: revisão crítica. São Paulo: Ribeiro Edições, 2019.
MACHADO, A. “O sujeito no ciberespaço”. In: PRADO, J. L. A. (org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002. p. 83-97.
MACHADO, A. Os anos de chumbo: mídia, poética e ideologia no período de resistência ao autoritarismo militar (1968-1985). Porto Alegre: Sulina, 2006.
MACHADO, A. Pré-cinemas & pós-cinemas. 6. ed. Campinas: Papirus, 1997.
MACHADO, A. “Reflexionen zu Flusser und den technischen bildern”. In: FAHLE, O.; HANKE, M.; ZIEMANN, A. (org.). Technobilder und kommunikologie: die medientheorie vilém flussers. Berlin: Parerga, 2011.,p. 177-195.
MACHADO, A.; VÉLEZ, M. L. Análise do programa televisivo. São Paulo: Alameda, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ismail Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.