Resenha visual - uma entre tantas transgressões possíveis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2001.65538Palavras-chave:
Linguagens verbal e não-verbal, desconstrução/reconstrução de imagens, poética visual, resenha visual.Resumo
Este artigo apresenta uma resenha do livro A Ilusão Especular de Arlindo Machado. Entretanto, enquanto resenha, difere daquelas ditas acadêmicas tradicionais. Em lugar de algumas poucas páginas de texto apresentando, descrevendo criticamente o livro a um provável leitor, esta, de caráter predominantemente visual, foi realizada unindo fragmentos da imagem da capa do livro a fragmentos do texto do autor. Outros textos, que aparecem na parte superior de cada página, recortados do livro Como fazer uma Monografia de Délcio Vieira Salomon, funcionam como epígrafes, ao mesmo tempo em que definem, explicam e esclarecem o que é uma resenha clássica. Por outro lado, evidenciam, muitas vezes, a contradição entre resenhas discursivas, e esta, calcada na visual idade. Esta Resenha Visual é, portanto, resultado de uma "transgressão poética", de que se serviu sua autora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Maria Leticia Rauen Vianna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.