Sobre o desenvolvimento do design e da imagem gráfica contemporâneos: a Bauhaus e o estilo suíço
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2003.65570Palavras-chave:
Comunicação, Design, Imagem gráfica, Tipografia, Bahaus, Estilo suíço.Resumo
O artigo aborda o desenvolvimento e a importância da Escola Bauhaus e do Estilo Suíço na comunicação gráfica contemporânea. A Bauhaus, que sonhava com a ordem e a democratização do acesso ao conhecimento, valeu-se de aportes técnicos e conceituais da psicologia, da publicidade e de outras ciências para gerar um novo espaço de expressão e de articulação gráfica. Os experimentos realizados na legendária escola alemã, na primeira metade do século XX, ganharam uma nova perspectiva crítica ao serem recuperados pelo Estilo Suíço. Informar com objetividade, sem a intromissão dos sentimentos subjetivos do designer, passou a ser um dos anseios daqueles que seguiam este estilo. Era o momento de informar mais, de mostrar mais, de dizer mais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Cláudia lrene de Quadros, Itanael Bastos de Quadros Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.