Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.66811Palavras-chave:
Cinema e literatura, Intertextualidade, Percepção associativa, Buñuel/Dalí, Un Chien Andalou, Federico García Lorca, Buster KeatonResumo
Abordagem interpretativa da personagem do ciclista de Un Chien Andalou (1929), de Luis Buñuel e Salvador Dalí. Além da alusão do título ao poeta andaluz, considera-se esta cena de um homem ridículo andando de bicicleta como o momento chave do escárnio contra Federico García Lorca, por se fundamentar no “diálogo” El paseo de Buster Keaton (1925): texto de índole íntima que o próprio autor, em época de mútua confiança, tinha enviado a Dalí.Downloads
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Publicado
2009-06-23
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2009 Reto Melchior

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Como Citar
Melchior, R. (2009). Sobre bicicletas y otros encantos cinematográficos. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 36(31), 11-40. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.66811