Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68091Palavras-chave:
Intercâmbios culturais, Crítica cinematográfica, Música popular, Brasil, França, Estados Unidos.Resumo
Palma de Ouro em 1959, Orfeu Negro, do cineasta Marcel Camus, conhecido também como Orfeu do carnaval e Black Orpheus, teve uma recepção crítica ambígua desde então. Se, por um lado, o sucesso do filme deu um impulso fundamental à divulgação do cinema e da música brasileira no exterior nos anos 1960, foi também denunciado em nome da autenticidade da própria cultura brasileira. A análise dos documentos da produção, bem como dos artigos publicados nas revistas européias e norte-americanas, permite repensar o papel do filme nas relações interculturais entre Brasil, França e Estados Unidos. A hipótese defendida é que, apesar das críticas formais e ideológicas, Orfeu Negro constitui um documento de primeira ordem para o estudo da paisagem cultural carioca do final dos anos 1950 e da história das transferências culturais.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
12/23/2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2009 Anaïs Fléchet
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Fléchet, A. (2009). Um mito exótico? A recepção crítica de Orfeu Negro de Marcel Camus (1959-2008). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 36(32), 43-62. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68091