“O fantasma de um clássico”: recepção e reminiscências de Favela dos Meus Amores (H. Mauro, 1935)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68096Palavras-chave:
Cinema brasileiro, Humberto Mauro, Brasil, história cultural.Resumo
O filme Favela dos meus amores (1935), de Humberto Mauro, cujas cópias se perderam, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tornando-se objeto de culto e memória nas décadas seguintes. Neste artigo pretendo articular, a partir dos fragmentos documentais que nos informam sobre o filme, três aspectos principais: 1) o papel de “Favela...” na construção de uma nova identidade nacional e de uma nova cultura popular urbana, tendo como centro o Rio de Janeiro; 2) os aspectos ideológicos e estéticos da recepção crítica do filme; 3) Seu papel como objeto de memória da história cultural brasileira. A partir destes três eixos de análise pretendo mapear o impacto de “Favela...” na formatação de uma nova cultura “nacional popular” no Brasil, cujo sentido ideológico era disputado à esquerda e à direita.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
12/23/2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2009 Marcos Napolitano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Napolitano, M. (2009). “O fantasma de um clássico”: recepção e reminiscências de Favela dos Meus Amores (H. Mauro, 1935). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 36(32), 137-157. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68096