A geometria barroca do destino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70892Palavras-chave:
Cinema, Literatura, Imagem e som, Narrador, TransposiçãoResumo
Análise da leitura que o filme Lavoura arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho, faz do romance homônimo de Raduan Nassar (1975), com ênfase nas diferenças que se produzem na condução de um projeto marcado pela sintonia entre escritor e cineasta. No filme, há a forte presença da voz overdo narrador, que transpõe passagens do texto de Raduan. No romance, a palavra é soberana; no cinema, ela deve interagir com a mise-en-scène; imagem e som compõem uma nova dinâmica, que define a originalidade das escolhas do cineasta e sua concepção da tragédia familiar.Downloads
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Publicado
2011-12-22
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2011 Ismail Xavier

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Como Citar
Xavier, I. (2011). A geometria barroca do destino. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 38(36), 9-33. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70892