Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil

Autores

  • Carlos Eduardo Pinto de Pinto PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.71672

Palavras-chave:

Cinema Novo, historic film, civil-military dictatorship, historical culture.

Resumo

Anchieta, José do Brasil (Paulo César Saraceni, 1979) é considerado o primeiro filme histórico do Cinema Novo a ser produzido pelo Estado, via Embrafilme. Em seu circuito de produção e exibição, os “sentidos históricos” que o filme veicularia foram disputados pela Igreja Católica, pela ditadura civil-militar, pelo Cinema Novo, por críticos e teóricos. A obra mostra-se, portanto, um vetor de reflexão sobre a cultura histórica brasileira do período, caminho seguido pelo artigo.

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Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Pinto de Pinto, PUC-RJ

    Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Possui artigos publicados sobre a representação da história e do Rio de Janeiro pelo Cinema Novo. E-mail: dudachacon@yahoo.com.br

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Publicado

12/25/2013

Como Citar

Pinto, C. E. P. de. (2013). Sob o signo da ambuiguidade: uma análise de Anchieta, José do Brasil. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 40(40), 74-95. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2013.71672