A Dona Flor da Forum: publicidade, desejo e consumo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.90551Palavras-chave:
Publicidade, Consumo, Desejo, Roupa marca Forum, Dona Flor e seus dois maridosResumo
A coleção Verão 2004 da marca brasileira de roupas Forum teve como tema Dona Flor e seus dois maridos, obra literária de Jorge Amado. A campanha publicitária explorou o tema que inspirou a coleção. Este trabalho pretende realçar aspectos do segmento veiculado no jornal Folha de S. Paulo, com vistas a analisar os efeitos de sentido que ali se alojam - enfatizando a vertente daqueles que dizem respeito a questões afetas à motivação do desejo e à dimensão da instância situada entre a utopia e o gozo, entre o estágio do anseio e o fase da realização do desejo. O instalar e o satisfazer desejos nos parecem ter relevância para o campo dos estudos sobre publicidade e consumo. Nessa perspectiva, a brecha que se aninha entre o que se almeja e o que se consegue - entre aquilo que o anunciante faz desejar e aquilo que o consumidor finalmente obtém - pode vir a ser reveladora.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2005-12-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2005 Sandra Fischer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Fischer, S. (2005). A Dona Flor da Forum: publicidade, desejo e consumo. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 32(24), 61-79. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.90551