Hiper-realidade e hibridação no cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.90554Palavras-chave:
Hiper-realidade, Hibridação, Rizoma, Dialogismo, IntertextualidadeResumo
A proposta deste estudo é analisar três momentos nos quais duas estéticas se hibridizam: no curta Como se morre no cinema (Luelane Correa, 2001), uma releitura da estética da fome em versão pósmodemista; no longa Ladrões de sabonete (Maurizio Nichetti, 1989), um contraponto entre a estética neo-realista e a publicitária; e em Dogville (Lars von Trier, 2004), considerado “cinema de fusão” na estética do Dogma. O referencial teórico incluirá os conceitos de hiper-realidade de Baudrillard, de rizoma de Deleuze-Guattari, de intertextualidade de Kristeva, de obra aberta de Eco e de dialogismo de Bakhtin.Downloads
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Publicado
2005-12-30
Edição
Seção
Artigos
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Copyright (c) 2005 Denize Correa Araujo

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Como Citar
Araujo, D. C. (2005). Hiper-realidade e hibridação no cinema contemporâneo. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 32(24), 151-163. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2005.90554