Fios emaranhados: (des)enlaces biográficos no documentário Elena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.96074Palavras-chave:
Elena, documentário, passado, memória, reconstruçãoResumo
Este trabalho analisa questões pertinentes ao processo criador no filme documentário Elena (Petra Costa, 2012), cuja narrativa é tecida por meio de histórias que conectam o mundo das irmãs Elena e Petra. A reconstrução imagético-discursiva do caminho trilhado pela irmã mais velha, por parte da diretora, autora, narradora e protagonista Petra, traça uma espécie de cartografia dos espaços, objetos, memórias, afetos e desejos vivenciados por ambas.Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
AUMONT, Jacques. A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
BERNARDET, Jean-Claude. O autor no cinema. São Paulo: Brasiliense e EDUSP, 1994.
BERNARDET, Jean-Claude. Os caminhos de Kiarostami. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BIRMAN, Joel. Tatuando o desamparo: a juventude na atualidade. Disponível em: http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~slomp/edu01011/birman-tatuando-o-desamparo.pdf.Acesso em: 01 de abril de 2014.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução de Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.
FREUD, Sigmund. A psicopatologia da vida cotidiana: como Freud explica. Tradução de Silvia Alexim Nunes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011a.
FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011b.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
HOISEL, Evelina. O processo criador: algumas reflexões. Revista da Escola de Música. Salvador: EDUFBA, 1992.
KLINGER, Diana. A escrita de si: o retorno do autor. In:______. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
NICHOLS, Bill. “Documentary, Reenactment and the Fantasmatic Subject”. In: Critical Inquiry, n.1, v. 35, 2008.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 1989.
SCHEFER, Raquel. El autorretrato en el documental: figuras, máquinas, imágenes. Buenos Aires: Editorial Catálogos, 2008.
TOLLOF, Nelson. “The Skin of the film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses”. In: Cinémas, v. 11, n. 2-3, 2001, pp. 293-301.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Emanuella Leite Rodrigues de Moraes, Marinyze Prates de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.