De dia Deng Xiaoping, de noite Deng Lijun: música e memória em Plataforma

Autores

  • Cecília Mello Escola de Comunicações e Artes da USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.96619

Palavras-chave:

Cinema Chinês, Música Pop, Intermidialidade, Autoria.

Resumo

Este artigo é dedicado à relação intermidiática entre o cinema e a música pop em mandarim no filme Plataforma (Zhantai, 2000) do cineasta chinês Jia Zhang-ke. Um dos principais diretores do cinema mundial contemporâneo, Jia é considerado o maior expoente da Sexta Geração do cinema chinês, também conhecida como a “geração urbana” por seu enfoque na vida e na paisagem das cidades em constante mutação da China atual. As diversas canções que pontuam o filme, que traça um panorama das transformações ocorridas no país durante a década de 1980 a partir da história de uma trupe de artistas itinerantes, são por um lado fragmentos da memória individual e autoral de Jia, transformados em peças importantes no seu empenho de reconstrução de uma memória coletiva através do cinema. Por outro lado, e para além de seu valor memorial, o impacto dessas canções nos anos 1980 e 1990 na China continental está relacionado, em grande medida, ao seu caráter de novidade, tanto por virem do exterior (principalmente de Hong Kong e Taiwan) quanto por empregarem a enunciação na primeira pessoa do singular, algo ausente nas canções revolucionárias chinesas ubíquas até então. Assim, a hipótese a ser explorada é de que a inclusão de canções pop em Plataforma se manifesta como uma marca autoral complexa relacionada à emergência e valorização do indivíduo no panorama das recentes mudanças econômicas e sociais da China continental. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecília Mello, Escola de Comunicações e Artes da USP
    Cecília Antakly de Mello é professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Foi Jovem Pesquisadora FAPESP junto ao Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp - Campus Guarulhos, com o projeto Intermidialidade, Estética e Política no Cinema Chinês de Jia Zhang-ke (2012-2014). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Produção de Cinema e Televisão (Film and Television Production) pela Universidade de Bristol, Reino Unido (1998), sob orientação da Prof. Sarah Street, e doutorado em Cinema (Film Studies) pela Universidade de Londres, Reino Unido (2006), sob orientação da Prof. Laura Mulvey e com bolsa de doutorado pleno no exterior da CAPES. De 2008 a 2011 realizou pesquisa de pós-doutorado junto à ECA-USP, com bolsa da FAPESP e supervisão da Profa. Dra. Maria Dora G. Mourão, com o projeto "Movimento e Espaço Urbano no Cinema Mundial Contemporâneo". Realizou estágio de pós-doutorado como Visiting Fellow na Taipei National University of the Arts, Taipei, Taiwan (2010), no Centre for World Cinemas, Universidade de Leeds, Reino Unido (2011) e na Beijing Film Academy, Pequim, China (2013). Ministrou aulas como professora convidada na Universidade de Leeds, Universidade de Londres (Reino Unido), Taipei National University of the Arts (Taiwan), Universidade de São Paulo e foi Professora de Montagem no curso de Imagem e Som da UFSCar. É uma das editoras da Revista Laika - Uma Publicação do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual da USP.

Referências

BERRY, Michael. Xiao Wu/Platform/Unknown Pleasures: Jia Zhangke’s ‘Hometown Trilogy’. London: Palgrave Macmillan on behalf of the BFI, 2009.

BROGGI, Laura. “Atlas of Emotion: Intervista a Giuliana Bruno”, Aria, n° 1, 2005, p. 14-29.

HUANG, Ginger. “30 Years of Music – How it Changed”. China Daily – European Weekly, 21-27 de setembro de 2012, p. 27. Disponível em http://europe.chinadaily.com.cn/epaper/2012-09/20/content_15771040.htm. Acessado em 28 de maio de 2014.

JIA, Zhangke. “Director’s Statement”, in Platform DVD, Artificial Eye, 2000.

____________. Jia Xiang 1996-2008. Beijing: Peking University Press, 2009.

MA, Jean. Melancholy Drift: Marking Time in Chinese Cinema. Hong Kong: Hong Kong University Press, 2010.

McGRATH, Jason. “The Independent Cinema of Jia Zhangke: Fom Postsocialist Realism to a Transnational Aesthetic”. In ZHANG, Zhen (org.). The Urban Generation: Chinese Cinema and Society at the Turn of the Twenty-first Century. Durham and Londres: Duke University Press, 2007.

MELLO, Cecilia, “Jia Zhangke’s Cinema and Chinese Garden Architecture.” In Lúcia Nagib e Anne Jerslev (orgs), Impure Cinema: Intermedial and Intercultural Approaches to Film. London: I.B. Tauris, 2014, p. 183-202.

PEDROLETTI, Brice. “Han Han: la Chine et moi: Ecrivain, pilote de course, il est le blogueur le plus lu au monde. Il incarne le nouveau rêve chinois: l’accomplissement individuel”. Le Monde – Culture & Idées. Cahier du “Monde” n° 21055, 29 de setembro de 2012, p. 1. Disponível em http://www.lemonde.fr/culture/article/2012/09/27/han-han-la-chine-et-moi_1766962_3246.html. Acessado em 28 de maio de 2014.

Downloads

Publicado

08/07/2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mello, C. (2015). De dia Deng Xiaoping, de noite Deng Lijun: música e memória em Plataforma. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 42(43), 146-161. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2015.96619