Os visual studies e uma proposta de análise para a as (tele)visualidades

Autores

  • Simone Maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.99767

Palavras-chave:

análise televisual, televisualidade, visual studies

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de análise de produtos televisuais que opera na não disjunção das dimensões formais e culturais deste meio. Tal empreendimento implica levar em conta a complexidade da televisão, seu reconhecido valor cultural e a especificidade de seus produtos. Para tanto, tomamos como noção teórico-metodológica central o conceito de visualidade tal como apresentado pela perspectiva dos visual studies.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais
     Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais onde realizou seu estágio pós-doutoral (2005). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e graduada em Sociologia por esta mesma instituição (1997). Graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católicas de Minas Gerais (1994). É bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (Fapemig - PPMVII) e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT) do PPGCOM/UFMG.

Referências

ABRIL, G. “Tres dimensiones del texto y de la cultura visual”. IC Revista Científica de Información y Comunicación. Sevilla: n.9, 2012.

BARNARD, M. Approaches to understanding visual culture. New York: Palgrave, 2001.

BORDWELL, D. Figuras traçadas na luz. Campinas: Papirus, 2008.

BREA, J. L. Estudios Visuales: La epistemologia de la visualidad en la era de la globalización. Madrid: Akal Estudios Visuales, 2005.

BUTLER, J. Television Style. New York: Routledge, 2010.

CARVALHO, J. M. “Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual”. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 40 (2), 1997. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52581997000200003. Acesso em 17/03/2015.

CRUCES, F. “Matrices culturales: pluralidad, emoción y reconocimient”. Revista Anthropos. Huellas del conocimiento, Barcelona, n. 219, 2008.

FRANÇA, V. “Televisão porosa: traços e tendências”, In. FREIRE FILHO, J. (Org). A TV em transição. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 27-52.

GARCIA Jr., A. R. Terra de trabalho: trabalho familiar de pequenos produtores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GUASCH, A. M. “Los estudios visuales, un estado de la cuestión”. Estudios Visuales, n. 1, nov, 2003.

HERLINGHAUS, H; WALTER, M. “¿‘Modernidad periférica’ versus ‘proyecto de la modernidade’? Experiencias espistemológicas para reformulación de lo ‘pos’ moderno desde América Latina”, In. HERLINGHAUS, H; WALTER, M. (eds.). Posmodernidad en la periferia: enfoques latino-americanos de la nueva teoría cultural. Berlim: Langer, 1994.

KNAUSS, P. “O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual”. ArtCultura, Uberlândia, v.8, n.12, jan-jul. 2006.

LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MARTÍN-BARBERO, J. “De la experiência ao relato: Cartografías culturales y comunicativas de Latinoamérica”. Revista Anthropos: Huellas del conocimiento, Barcelona, n. 219, 2008.

_____. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2001.

_____; MUÑOZ, S. Televisión y Melodrama. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1992.

MITCHELL, W. J. T. What the pictures want? London: The University of Chicago, 2005.

_____. Picture Theory. London:The University of Chicago Press, 1994.

ROCHA, S. M. “Pensar a ‘cultura das drogas’: para pensar a sociedade e o papel da televisão”. In. Lutas, experiências e debates na América Latina: Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos. Alan Baichman ... [et al.]; 1a ed. edición bilíngue. Longchamps: Imago Mundi; Foz do Iguaçu: Universidade Federal da Integração Latino-Americana, 2015. Libro Digital, EPUB.

SIMÕES, J. A. “Prefácio”, In. LABATE, B. C. ... [et al.] (orgs.). Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008, p. 13-21.

THOMPSON, K. Storytelling in Film and Television. Cambridge/Londres: Harvard University Press, 2003.

Referências audiovisuais

RENASCER. Escrita por Benedito Ruy Barbosa. Direção: Luiz Fernando Carvalho. Rio de Janeiro, 20h, 8 de março de 1993 a 14 de novembro de 1993. 216 capítulos.

DUAS CARAS. Escrita por Aguinaldo Silva. Direção: Wolf Maia. Rio de Janeiro, 20h, 1 de outubro de 2007 a 31 de maio de 2008. 210 capítulos.

Downloads

Publicado

12/21/2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rocha, S. M. (2016). Os visual studies e uma proposta de análise para a as (tele)visualidades. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 43(46), 179-200. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.99767