As fotografias de Lissovsky: o que farão enquanto não estivermos olhando para elas?

Autores/as

  • Claudia Linhares Sanz Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.218324

Palabras clave:

Mauricio Lissovsky; Fotografía; Dobles; Ontogénesis

Resumen

Feito originalmente para homenagear Mauricio Lissovsky, o texto se dedica a dois temas intricados. Primeiro, trata do último livro do autor, A fotografia e seus duplos; e, em seguida, discute como a ontogênese por ele proposta se constitui como um estudo histórico das formas fotográficas na perspectiva de seu devir. Trata-se, aqui, de homenagear o autor e, simultaneamente, destacar sua relevância como pensador original, fundamental nos estudos acerca da fotografia, no Brasil e no mundo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Claudia Linhares Sanz, Universidade de Brasília

    Doutora em Comunicação (UFF), professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, ambos da Universidade de Brasília. Líder dos Grupos de Pesquisa (In)vis e Grits. Fez pós-doutorado no ZFL-Zentrum für Literatur- und Kulturforschung, Berlin (2017). Atualmente, faz pós-doutorado na Universidade de Barcelona.

Referencias

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BENJAMIN, W. Rua de mão única: infância berlinense: 1900. Tradução: João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BENJAMIN, W. As passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BENJAMIN, W. “A doutrina das semelhanças”. In: Obras Escolhidas I. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995a.

BENJAMIN, W. “A pequena história da fotografia”. In: Obras Escolhidas I. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1995b.

CADAVA, E. Words of light: theses on the photography of history. New Jersey: Princeton University Press, 1998.

DELEUZE, G. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução: Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

FRADE. P. M. Figuras do espanto: fotografias antes de sua cultura. Porto: Edições Asa, 1992.

GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LISSOVSKY, M. A fotografia e seus duplos. Rio de Janeiro: UFRJ/IDEA, 2023.

LISSOVSKY, M. O Ф da fotografia. Rio de Janeiro: UFRJ /IDEA, 2021.

LISSOVSKY, M. “Os falsos falsos #1”. Icônica, São Paulo, 2016.

LISSOVSKY, M. Pausas do destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.

LISSOVSKY, M. “Dez proposições acerca do futuro da fotografia e dos fotógrafos do futuro”. Revista Facom, São Paulo, 2011a.

LISSOVSKY, M. “A fotografia e seus duplos I”. Icônica, São Paulo, 2011b. Disponivel em: https://www.iconica.com.br/site/series/a-fotografia-e-seus-duplos-1-2-3-e-4/. Acesso em: 4 mar. 2024.

LISSOVSKY, M. A máquina de esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

LISSOVSKY, M. “O historiador visual e o dilema das borboletas”. Memória da eletricidade, Rio de Janeiro, 3 nov. 2020. Disponível em: https://www.memoriadaeletricidade.com.br/artigos/38337/o-historiador-visual-e-o-dilema-dasborboletas. Acesso em: 23 jun. 2023.

LISSOVSKY, M.; MEDEIROS, M. Ensaio e Fotografia | Campo ABERTO. [S. l.]: [S. n.], 2021. 1 vídeo (89 min). Publicado pelo canal Campo Aberto: conversas sobre o ensaio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YoF1QmIYCII. Acesso em: 20 out. 2023.

SANZ, C. L. “Invisibilidade e latência do tempo na fotografia”. Revista Eco-Pós, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, 2009.

Publicado

2024-10-18

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

Sanz, C. L. (2024). As fotografias de Lissovsky: o que farão enquanto não estivermos olhando para elas?. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 51, 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2024.218324