Repertórios audiovisuais e imaginação midiática no cinema contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160887Parole chiave:
repertórios audiovisuais, imaginação midiática, sensibilidades, reprodutibilidade digital, cinema brasileiroAbstract
Neste artigo, buscamos discutir um conjunto de filmes brasileiros contemporâneos – Batguano (2014) de Tavinho Teixeira, Nova Dubai (2014), de Gustavo Vinagre, e Estudo em vermelho (2013), de Chico Lacerda, – que fazem uso de fragmentos de filmes e vídeos, assim como de referências e citações a repertórios do cinema, da cultura midiática e das culturas digitais, a fim de constituir suas sensibilidades e universos diegéticos. Tais elementos se tornam disponíveis para os cineastas por meio de procedimentos de alusão e apropriação, bem como mediante a disseminação do audiovisual propiciada pela “reprodutibilidade digital” como uma prática pervasiva na cultura contemporânea.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AHMED, S. The cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014.
ELSAESSER, T. Cinema como arqueologia das mídias. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Edições Sesc, 2018.
HALLAS, R. “AIDS and gay cinephilia”. Camera Obscura 57, Durham, v. 18, n. 1, p. 85-127, 2003.
HILDERBRAND, L. “Grainy days and Mondays: superstar and bootleg aesthetics”. Camera Obscura 57, Durham, v. 19, n. 3, p. 56-91, 2004.
HILDERBRAND, L. “YouTube: where cultural memory and copyright converge”. Film Quarterly, Berkeley, v. 61, n. 1, p. 48-57, 2007.
HILDERBRAND, L. “Promiscuity: cinephilia after videophilia”. Framework: The Journal of Cinema and Media, Detroit, v. 50, n. 1/2, p. 214-217, 2009.
LINK, D. “Orbis Tertius: la obra de arte en la época de reproductibilidad digital”. Ramona, Buenos Aires, v. 26, p. 1-10, 2002. Disponível em: http://bit.ly/2NrrrBK. Acesso em: 21 jul. 2019.
LINK, D. “Odradek – el séptimo arte en la época de su reproductibilidad digital”. laFuga, Santiago, v. 11, p. 1-16, 2010. Disponível em: http://bit.ly/2q8Vsy2. Acesso em: 24 jul. 2019.
LINK, D. Suturas: imágenes, escrituras, vida. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2015. E-book.
LINK, D.; CARESANI, R. J. “Saberes del archivo en la era de la reproductibilidad digital: un prototipo para Rubén Darío”. Virtualis, Ciudad de México, v. 9, n. 17, p. 36-54, 2018. Disponível em: http://bit.ly/2r1sOiT. Acesso em: 22 jul. 2019.
MARKS, L. U. “Loving a disappearing image”. Cinémas: Revue d’Études Cinématographiques, Montréal, v. 8, n. 1/2, p. 93-111, 1997.
MULVEY, L. “Rear projection and the paradoxes of Hollywood realism”. In: NAGIB, L.; PERRIAM, C; DUDRAH, R. (ed.). Theorizing world cinema. London: I. B. Tauris, 2011. p. 207-220.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
Referências audiovisuais
: a Space Odyssey. Stanley Kubrick, Reino Unido/Estados Unidos, 1968.
BATGUANO. Tavinho Teixeira, Brasil, 2014
ESTUDO em vermelho. Chico Lacerda, Brasil, 2013.
LEONA Assassina Vingativa 2. Leona Vingativa e Paulo Colucci, Brasil, 2009.
NOVA Dubai. Gustavo Vinagre, Brasil, 2014.
SUPERSTAR: The Karen Carpenter Story. Todd Haynes, Estados Unidos, 1988.
WUTHERING Heights. Kate Bush, Reino Unido/Estados Unidos, 1978.
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Fabio Allan Mendes Ramalho
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.