A escola francesa de som direto: Jean-Pierre Ruh e Éric Rohmer

Autores

  • Sérgio Puccini Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.174752

Palavras-chave:

Som, Som direto, Jean-Pierre Ruh, Éric Rohmer

Resumo

O artigo trata de um dos mais destacados representantes da escola francesa de som direto, o técnico Jean-Pierre Ruh, a partir de seu trabalho com o cineasta Éric Rohmer nos filmes Ma nuit chez Maud (Minha noite com ela, 1969), Le genou de Claire (O joelho de Claire, 1970) e L'amour l'après-midi (Um amor à tarde, 1972). Tendo como principal base os depoimentos do próprio Jean-Pierre Ruh, pretendemos focar em questões caras à escola do som direto, principalmente no que tange aos sons fora de campo, às imperfeições de som, e aos sons ordinários, entendidas dentro de uma concepção que valoriza uma verdade e uma singularidade do som no filme. Observou-se que cada filme possui uma particularidade própria, assim como um som único, e todos exploram as vozes sempre projetadas no espaço, fechado ou aberto, o que acrescenta uma informação de perspectiva e profundidade.

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Biografia do Autor

  • Sérgio Puccini, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor adjunto do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da UFJF e do International Master in Cinema Studies – IMACS/PPGACL. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas, é mestre e doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas.

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Referências audiovisuais

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Publicado

02/04/2022

Como Citar

Puccini, S. (2022). A escola francesa de som direto: Jean-Pierre Ruh e Éric Rohmer. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 49(57), 259-279. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2022.174752