Relações familiares e o uso de substâncias psicoativas por estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2024.203285

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes, Relações Familiares, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

Resumo

Objetivo: investigar a associação entre relações familiares e o uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino fundamental. Metodologia: estudo transversal, com 271 estudantes de escolas públicas municipais. Para a coleta dos dados, utilizou-se o questionário Teen Addiction Severity Index, que contém informações sobre dados sociodemográficos, uso de substâncias psicoativas, situação de moradia, familiares com quem reside, incômodos familiares, conflitos familiares, agressão em família, confiança nos pais, atividades em família, sendo os dados analisados por meio dos testes de Quiquadrado, Qui-quadrado de Pearson bilateral, e estimativa de razão de chances comum de Mantel-Haenszel. Resultados: houve associação entre o uso de substâncias psicoativas por estudantes e a situação de moradia, satisfação relacionada à situação de moradia, agressão por familiares, e incômodos familiares. Conclusão: houve associação entre relações familiares e uso de substâncias psicoativas por estudantes do ensino fundamental, devendo-se levar em consideração tais relações no desenvolvimento de ações de prevenção e cuidado no que tange ao uso de substâncias psicoativas por esse grupo.

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

Guimarães, F. J., Silva, C. L. da, Perrelli, J. G. A. ., Pinto, M. B., Veras, J. L. de A., & Leite, A. F. B. (2024). Relações familiares e o uso de substâncias psicoativas por estudantes. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 20, e-203285. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2024.203285