A saúde mental do aluno de Enfermagem
revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p144-153Palavras-chave:
Saúde Mental; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Enfermagem HolísticaResumo
Estudo do tipo revisão integrativa com o objetivo de analisar a ocorrência da investigação científica sobre a saúde mental do aluno do curso de graduação em Enfermagem, no Brasil, nos últimos 21 anos. Foram incluídos 54 artigos que, a partir da análise de conteúdo, foram categorizados em cinco categorias temáticas relacionadas à qualidade de vida, aos sentimentos durante a formação acadêmica, relação professor/aluno, cuidados com o aluno, além do consumo de álcool e outras drogas pelo aluno de Enfermagem. Os resultados retratam a convergência das publicações brasileiras que apontam os momentos críticos vivenciados pelos alunos durante o curso, sinalizando a importância de iniciativas que venham a apoiá-lo no enfrentamento de suas dificuldades com vistas ao fortalecimento da sua saúde mental.