Literatura e quadrinhos: adaptações de Edgar Allan Poe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v27i0p137-154Palavras-chave:
História em quadrinhos (HQs), retextualização, literaturaResumo
Em vista do atual reconhecimento das histórias em quadrinhos (HQs) como um fenômeno de mídia de massa e de expansão da literatura, este artigo tem por objetivo lançar um olhar aproximado à forma como imagem e texto são intercambiáveis em HQs como formas de representação aos sentidos e significados em algumas obras adaptadas do autor Edgar Allan Poe para este formato. Para tanto, neste texto serão observadas algumas adaptações em formato quadrinizado da obra do autor mencionado considerando o seu valor estético e de reinterpretação do texto literário. As análises que remetem às releituras da obra de Poe indicam nas retextualizações em formato de HQs não apenas a materialização do texto em imagens a partir de sistemas semióticos distintos, como é próprio do gênero textual história em quadrinho, mas também uma reorientação espaço-temporal das histórias apresentadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernando da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).