Modalidades de tradução: teoria e resultados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.1998.49775Palavras-chave:
Tradução, análise contrastiva, estudos tradutológicos baseados em córpus.Resumo
Propõe-se, com certo grau de detalhamento, um modelo para a pesquisa tradutológica baseada em córpus e com possibilidade de análise quantitativa. Derivado da proposta dos procedimentos técnicos da tradução, originariamente elaborada por Vinay e Darbelnet, o modelo vem sendo aplicado a diversas situações e variáveis, particularmente na relação tradutória inglês/português. Este trabalho apresenta uma síntese dos resultados obtidos até o presente e uma avaliação das limitações e das potencialidades do modelo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
1998-06-18
Edição
Seção
Tradução
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Aubert, F. H. (1998). Modalidades de tradução: teoria e resultados. Tradterm, 5(1), 99-128/129. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.1998.49775