O intelectual modernista como artista: Rubén Darío
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000100002Palavras-chave:
Modernismo, Artista moderno, Autonomia e mercado, MigranteResumo
Este artigo revisa a trajetória intelectual de Rubén Darío, perfilando a configuração do artista no modernismo (1880-1910), primeiro movimento concreto entre os escritores hispano-americanos, que renova substancialmente a produção literária em língua espanhola. Incorporado ao mercado moderno como jornalista na condição de migrante, oriundo do contexto cultural arcaico da Nicarágua natal, até os mais destacados centros hispano-americanos (Buenos Aires) e europeus (Madri, Paris), são consideradas suas demandas de autonomia estética e sua constante afirmação da autoridade do poeta para intervir nas discussões sobre a sociedade e a cultura moderna. Aí se destaca sua aposta na criação de uma América Latina fundada em novos laços de solidariedade e união com a Espanha, diante do avanço ameaçador dos Estados Unidos.
Downloads
Referências
DARÍO, Rubén. (1894), “Los raros. Filósofos finiseculares: Nietzsche”. La Nación, 2 de abril.
DARÍO, Rubén. (1900), “Algo de arte: certámenes y exposiciones”. La Nación, 1º de maio.
DARÍO, Rubén. (1901a), “Audrianamantra mby an trano”. La Nación, 7 de julho.
DARÍO, Rubén. (1901b), España contemporánea. Paris, Garnier.
DARÍO, Rubén. (1902), “La invasión anglosajona”. La Nación, 23 de abril.
DARÍO, Rubén. (1912a), “El deseo de Paris”. La Nación, 6 de outubro.
DARÍO, Rubén. (1912b), “El fin de Nicaragua”. La Nación, 28 de setembro.
DARÍO, Rubén. (1952), Los raros. 1ª edição 1896. Buenos Aires, Espasa Calpe.
DONGHI, Tulio Halperín. (1987), El espejo de la historia: problemas y perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Sudamericana.
GALTIER, Lisandro Z. (1973), Carlos de Soussens y la bohemia porteña. Buenos Aires, Ministerio de Cultura y Educación.
NÁJERA, Manuel Gutiérrez. (1881), “La protección a la literatura”. El Nacional, 15 de março.
RAMA, Ángel. (1985), Las máscaras democráticas del modernismo. Montevidéu, Fundación Ángel Rama.
ZAVALA, Iris. (1989), “Introducción”. In: DARÍO, Rubén. El modernismo y otros ensayos. Madri, Alianza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Tempo Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.