Teatro, gênero e sociedade (1940-1968)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-20702010000100002Palavras-chave:
São Paulo, Intelectuais, Atrizes, Jorge Andrade, DramaturgiaResumo
A apreensão das relações entre a cidade, a vida intelectual, a universidade e o teatro, sob o prisma da história social da cultura e das relações de gênero, pressupõe uma atenção especial às marcas da experiência social e à sua retradução em formas simbólicas específicas. Se em alguns contextos, a relação entre o teatro, a universidade e a cidade sinaliza caminhos divergentes, em outros ela aponta para trilhas convergentes, que expressam similitudes formais e sociais, como procurei mostrar no artigo, a partir da análise do que ocorreu nas décadas de 1940 e 1950 na cidade de São Paulo, onde se implantou um sistema cultural sem precedentes na história brasileira. Daí a escolha por justapor duas experiências distintas, o teatro e o trabalho intelectual, para ressaltar a urdidura sociológica que os alinhavou sincronicamente em uma mesma trama cultural.
Downloads
Referências
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. (2001), Metrópole e cultura: São Paulo meio de século. Bauru, Edusc.
AUERBACH, Erich. (2007), “La cour e la ville”. In: _____. Ensaios de literatura ocidental. São Paulo, Duas Cidades.
BOURDIEU, Pierre & DELSAUT, Yvette. (1975), “Le couturier et sa griffe: contribuition à une théorie de la magie”. Actes de la Recherche en Sciences Sociales.
BRANDÃO, Tânia. (1988), Peripécias modernas: Companhia Maria Della Costa. Rio de Janeiro, tese de doutorado em História, UFRJ, 2 vols.
_____. (2002), Teatro dos Sete: a máquina de repetir e a fábrica de estrelas. Rio de Janeiro, 7 Letras.
CORRÊA, Mariza. (2003), Antropólogas e antropologia. Belo Horizonte, Editora da UFMG.
EULETÉRIO, Maria de Lourdes. (2005), Vidas de romance: as mulheres e o exercício de ler e escrever no entresséculos, 1890-1930. Rio de Janeiro, Topbooks.
FARIA, João Roberto. (2006), “Entrevista concedida a Nelson de Sá”. Folha de S. Paulo, Suplemento Mais, 30 abr.
MAGALDI, Sábato. (1986a), “Um painel histórico: o teatro de Jorge Andrade”. In: ANDRADE, Jorge. Marta, a árvore, o relógio. 2. ed. São Paulo, Perspectiva.
_____. (1986b), “Dos bens ao sangue”. In: ANDRADE, Jorge. Marta, a árvore, o relógio. 2. ed. São Paulo, Perspectiva.
MATTOS, Davi José Lessa. (2002), O espetáculo da cultura paulista: teatro e TV em São Paulo, 1940-1950. São Paulo, Códex.
MELLO E SOUZA, Gilda de. (1980), “Teatro ao sul”. In: _____. Exercícios de leitura. São Paulo, Duas Cidades.
MONTENEGRO, Fernanda. (1998), Viagem ao outro: sobre a arte do ator. Rio de Janeiro, Fundacen.
NAPOLITANO, Marcos. (2001), “A arte engajada e seus públicos, 1955-1968”. Estudos Históricos, 28, jun.
OLIVEN, Ruben. (2001), “Cultura e modernidade no Brasil”. São Paulo em Perspectiva, 15 (2), abr.-jun.
PONTES, Heloisa. (2004), “Ciudades e intelectuales: los ‘neoyorquinos’ de Partisan Review y los ‘paulistas’ de Clima entre 1930 y 1950”. Prismas, Revista de Historia Intelectual, Buenos Aires, ano 8 (8): 183-204.
_____. (2008), Intérpretes da metrópole: história social e relações de gênero no teatro e no campo intelectual, 1940-1968.
Campinas, tese de livre-docência, Departamento de Antropologia, Unicamp.
_____. (no prelo), “Campo intelectual, crítica literária e gênero (1920-1968)”. In: ALTAMIRANO, Carlos (org.), Historia de los intelectuales en América Latina. Buenos Aires, Katz Editores.
PRADO, Décio de Almeida. (1986), “A moratória”. In: ANDRADE, Jorge. Marta, a árvore, o relógio. 2. ed. São Paulo, Perspectiva.
_____. (1988), O teatro brasileiro moderno. São Paulo, Perspectiva.
PRADO, Luis André do. (2002), Cacilda Becker: fúria santa. São Paulo, Geração Editorial.
RATTO, Gianni. (1996), A mochila do mascate. São Paulo, Hucitec.
RIDENTI, Marcelo. (2000), Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. Rio de Janeiro, Record.
SCHORSKE, Carl. (1998), “Grace and the word: Austria’s two cultures and their modern fate”. In: _____. Thinking with history: explorations in the passage to modernism. Princeton University Press.
_____. (1993), Viena fin-de-siècle: política e cultura. São Paulo, Companhia das Letras.
SCHWARZ, Roberto. (1978), “Cultura e política, 1964-68”. In: _____. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
SFATT, Dina & CABALLERO, Mara. (1988), Dina Sfat: palmas pra que te quero. 2 ed. Rio de Janeiro, Nórdica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Tempo Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.