Artistas "nacional-estrangeiros" na vanguarda sul-americana (Segall e Xul Solar)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-20702010000100004Palavras-chave:
Artista, Sociedade, Estilos, Mercado de arteResumo
O artigo confronta os itinerários de formação artística e profissional de Lasar Segall e Xul Solar no exterior, com ênfase nas vicissitudes de sua história social, nos modelos de aprendizagem artística na Europa e nas respostas estéticas reconhecíveis em sua produção plástica após a fixação de ambos nos mercados de arte, respectivamente, no Brasil e na Argentina.
Downloads
Referências
ABÓS, Álvaro. (2004), Xul Solar, pintor del mistério. Buenos Aires, Sudamericana.
ARTUNDO, Patrícia M. (2005), Alejandro Xul Solar, entrevistas, artículos y textos inéditos. Buenos Aires, Corregidor.
GARCIA, Clóvis et al. (1996), Lasar Segall cenógrafo. Rio de Janeiro, Centro Cultural Banco do Brasil.
GRADOWCZYK, Mario H. (1994), Alejandro Xul Solar. Buenos Aires, Ediciones Alba/Fundación Bunge y Born.
MATTOS, Cláudia Valladão de. (1997), Lasar Segall. São Paulo, Edusp (col. Artistas Brasileiros).
_____. (2000), Lasar Segall: expressionismo e judaísmo. São Paulo, Perspectiva/Fapesp.
MICELI, Sergio. (1996), Imagens negociadas, retratos da elite brasileira (1920-1940). São Paulo, Cia. das Letras.
_____. (2003), Nacional estrangeiro, história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo, Cia. das Letras.
PETTORUTI, Emilio. (1968), Un pintor ante el espejo. Buenos Aires, Ediciones Solar/Hachette.
PINHEIRO FILHO, Fernando Antonio. (2008), Lasar Segall: arte em sociedade. São Paulo, Cosac Naify/Museu Lasar Segall.
SARLO, Beatriz. (1988), Una modernidad periférica: Buenos Aires 1920 y 1930. Buenos Aires, Ediciones Nueva Visión.
SULLIVAN, Edward J. (org.). (2000), Emilio Pettoruti. Catálogo. Buenos Aires, El Ateneo/Grupo Velox.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Tempo Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.