Uma sociologia das obras de arte é necessária e possível?
DOI:
https://doi.org/10.1590/ts.v10i2.86782Palavras-chave:
Teoria do valor, Sociologia das obras de arte, Função metassocial, Energética socialResumo
Examinando a questão da sociologia das obras de arte à luz da teoria do valor de Durkheim, o artigo procura mostrar que a obra de arte, longe de ser somente determinada pelo social, exerce, ao contrário, um papel fundamental na sua transformação. Enquanto algo que pode interessar ao sociólogo, a obra de arte nunca simboliza o social, mas o ressimboliza, e, neste sentido, ela tem um caráter metassocial.
Downloads
Referências
DURKHEIM, Émile. (1951a) Jugements de valeur et jugements de réalité. In: Sociologie et philosophie. Paris, PUF.
DURKHEIM, Émile. (1951b) Determination du fait moral. In: Sociologie et philosophie. Paris, PUF.
FRANCASTEL, Pierre. (1960) Problèmes de la sociologie de l’art. In: GURVICH, G. (ed.). Traité de sociologie. Paris, PUF.
LEENHARDT, Jacques. (1973) Lecture politique du roman. Paris, Éditions de Minuit.
LEENHARDT, Jacques. & Józsa, P., com o auxílio de BURGOS, M. (1982) Lire la lecture. Essai de sociologie de la lecture. Paris, Le Sycomore (publicada com o concurso do CNRS).
PERETZ, H. (s. d.) verbete “Culture” (Sociologie de la). Paris, Encyclopaedia Universalis, vol. 5, p. 228.
SCHLANGER, Judith. (1971) Les métaphores de l’organisme. Paris, Vrin.
SERRES, Michel. (1975) Feux et signaux de brumes. Paris, Grasset.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Tempo Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.