ORIENTALISMO A CONTRAPELO: PARADOJAS POSTCOLONIALES Y CONTRA-UTOPÍA EN AUX ÉTATS-UNIS D’AFRIQUE DE ABDOURAHMAN WABERI
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i17.50552Palavras-chave:
pós-colonialismo, pós-modernismo, ficção política, Abdourahman Waberi, AppiahResumo
O ARTIGO SE PROPÕE A REVELAR COMO, SERVINDO-SE DE PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS A UMA ESTÉTICA PÓS-MODERNA, ABDOURAHMAN WABERI, ESCRITOR NASCIDO EM DJIBOUTI, EM SEU ROMANCE AUX ÉTATS-UNIS D’AFRIQUE (2006) PROPÕE UM EXERCÍCIO DE FICÇÃO POLÍTICA. TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA APPIAH E A SUA CRÍTICA À ASSOCIAÇÃO AUTOMÁTICA DE CONCEITOS COMO PÓS-MODERNISMO E PÓS-COLONIALISMO, PROCURA-SE DEMONSTRAR QUE A ESTÉTICA PÓS-MODERNA TORNA AMBÍGUA E DIFICILMENTE ACEITÁVEL A CONDIÇÃO PÓS-COLONIAL DO ROMANCE, OU DE OUTRO MODO, EXIGE UMA REVISÃO DO QUE SE TEM ENTENDIDO ATÉ HOJE POR “LITERATURA PÓS-COLONIAL”.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).