O programa literário de Raul Pompeia: estilo sutil, ritmo eloquente
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i42.176909Palavras-chave:
Canções sem metro, programa literário, Raul PompeiaResumo
O estudo do programa literário e estilístico de Raul Pompeia é o foco deste artigo. Para analisá-lo, foram utilizadas fontes primárias e secundárias, isto é, foram analisadas tanto as interpretações que o próprio escritor possuía de sua obra e de seus críticos como também as análises críticas (atuais e da época). Com foco em suas crônicas e em sua obra-prima Canções sem metro, os achados permitem afirmar que a principal característica do legado literário de Pompeia consiste no fato de ter conferido ao texto em prosa o mesmo aspecto rítmico da poesia: o ritmo torna-se sinônimo de eloquência literária, sendo a sua correta manifestação o objetivo primeiro de uma obra verdadeiramente artística.
Downloads
Referências
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. Raul Pompeia: O Ateneu e o romance psicológico. Novidades, Rio de Janeiro, 12 dez. 1888.
ARAÚJO, Gilberto. Introdução. In.: POMPEIA, Raul. Canções sem metro. Organização, introdução e notas de Gilberto Araújo. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
CERVANTES SAAVEDRA, Miguel de. O engenhoso fidalgo D. Quixote de Mancha. Tradução de Eugênio Amado. 5° Ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
ELOY, O Herói. (Pseudônimo de Arthur Azevedo) Croniqueta. A Estação, Rio de Janeiro, 15 jan. 1896.
FRANCO, Pedreira. Raul Pompeia e Olavo Bilac. Treze de Maio, Rio de Janeiro, pp. 21-25, 13 nov. 1888.
GAMA, Domício. (Pseudônimo de Domício Afonso Forneiro). Discurso proferido na Academia Brasileira de Letras acerca de Raul Pompeia. A República, Curitiba, 25 jul. 1900.
JUBRAN, Clélia C. A. S. Recursos fonoestilísticos em O Ateneu de Raul Pompeia. Alfa: revista de linguística, São Paulo, v. 27, pp. 53-63, jan./dez. 1983.
KEMPINSKA, Olga. “A alegria é una”: o poema em prosa e a poética da ironia. Caligrama, v. 24, n. 3, pp. 125-138, set./dez. 2019.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas (1948). Tradução de Fabio Landa e Eva Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
OCTÁVIO, Rodrigo. Raul Pompeia (Saudades e Evocações). Revista Brasileira, Rio de Janeiro, pp. 103-112, 1896.
PAIXÃO, Fernando. Poema em prosa: poética da pequena reflexão. Estudos Avançados, v. 26, n. 76, pp. 273-286, set./dez. 2012.
POMPEIA, Raul. As joias da Coroa e outras histórias. São Paulo: Clube do Livro, 1962.
POMPEIA, Raul. Canções sem metro. Rio de Janeiro: Typ. Aldina, 1900.
POMPEIA, Raul. Canções sem metro. Organização, introdução e notas de Gilberto Araújo. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2013.
POMPEIA, Raul. Cartas ao Futuro (Um capítulo inédito, IV O gênio). Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, 27 dez. 1897.
POMPEIA, Raul. O Ateneu: crônica de saudades. Rio de Janeiro: Typ. da Gazeta de Notícias, 1888.
POMPEIA, Raul. Pandora: “Poesias” de Olavo Bilac. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 08 out. 1888.
POMPEIA, Raul. Pandora: A propósito de um projeto na Câmara. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 26 jun. 1888.
POMPEIA, Raul. Pandora: Crítica. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 21 jul. 1888.
POMPEIA, Raul. Pandora: Crítica. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 13 ago. 1888.
POMPEIA, Raul. Uma tragédia no Amazonas: ensaio literário. Rio de Janeiro: Typ. Cosmopolita, 1880.
SANDANELLO, Francisco B. Raul Pompeia, leitor de Baudelaire: da teoria das correspondências às canções sem metro. Revista Opiniães, v. 2, n° 3, pp. 63-73, jan./jun. 2011.
SILVA, Marciano L. Por uma revisão crítica da obra de Raul Pompeia. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, pp. 109-120, jan./dez. de 2001.
SILVA, Marciano. A recepção crítica das Canções sem metro, de Raul Pompeia. Acta Scientiarum, v. 24, n. 1, pp. 13-18, jan./dez. 2002.
SILVA, Marciano. Decadência das civilizações e memória dos ideais: a filosofia da história na obra de Raul Pompéia. Acta Scientiarum, v. 25, n. 2, pp. 201-210, jul./dez. 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marconi Severo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).