Educação, intelectualidade e desenvolvimento na Nova China: breve apresentação histórica

Autor/innen

  • Ingrid Torquato Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Wesley da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p104-118

Schlagwörter:

China , Desenvolvimento, Educação, Reforma Política, Reforma Econômica

Abstract

Este artigo busca apresentar um apanhado histórico demonstrativo sobre como a educação, a intelectualidade e o desenvolvimento foram se consolidando a partir dos eventos que culminaram na formação da República Popular da China. Identificando impasses, estratégias políticas e desafios que o governo e a população atravessaram. A maneira como os planos governamentais influenciaram culturalmente e impactaram a China nestes importantes componentes sociais ajudam a explicar muitos acontecimentos marcantes do período como o Grande Salto Adiante e o Novo Quatro de Maio. O estudo elaborado também aponta mudanças de paradigma que impactaram os intelectuais e a ligação direta que isto teve no sistema educacional do período. A partir deste cenário, é possível evidenciar um distanciamento em relação às características antigas que conhecemos da China.

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Autor/innen-Biografien

  • Ingrid Torquato Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Bacharela em Relações Internacionais pela UNESP Marília, Mestra em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Interna-cionais da USP e graduanda em Letras pela FFLCH/USP.

  • Wesley da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Bacharel em Relações Internacionais pelas Faculdades Metro-politanas Unidas (FMU), mestrando em Letras Estrangeiras e Tradução pela FFLCH-USP e graduando em Letras pela FFLCH-USP.

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Veröffentlicht

2022-08-14

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Zitationsvorschlag

Educação, intelectualidade e desenvolvimento na Nova China: breve apresentação histórica. (2022). Zi Yue, 2(01), 104-118. https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p104-118