Educação, intelectualidade e desenvolvimento na Nova China: breve apresentação histórica

Autores

  • Ingrid Torquato Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Wesley da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p104-118

Palavras-chave:

China , Desenvolvimento, Educação, Reforma Política, Reforma Econômica

Resumo

Este artigo busca apresentar um apanhado histórico demonstrativo sobre como a educação, a intelectualidade e o desenvolvimento foram se consolidando a partir dos eventos que culminaram na formação da República Popular da China. Identificando impasses, estratégias políticas e desafios que o governo e a população atravessaram. A maneira como os planos governamentais influenciaram culturalmente e impactaram a China nestes importantes componentes sociais ajudam a explicar muitos acontecimentos marcantes do período como o Grande Salto Adiante e o Novo Quatro de Maio. O estudo elaborado também aponta mudanças de paradigma que impactaram os intelectuais e a ligação direta que isto teve no sistema educacional do período. A partir deste cenário, é possível evidenciar um distanciamento em relação às características antigas que conhecemos da China.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ingrid Torquato Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Bacharela em Relações Internacionais pela UNESP Marília, Mestra em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Interna-cionais da USP e graduanda em Letras pela FFLCH/USP.

  • Wesley da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Bacharel em Relações Internacionais pelas Faculdades Metro-politanas Unidas (FMU), mestrando em Letras Estrangeiras e Tradução pela FFLCH-USP e graduando em Letras pela FFLCH-USP.

Referências

AMARAL, Gabriela Cristina Granço do. A diplomacia de “Ascensão Pacífica” como estratégica de política externa da China: As relações com o Vietnã e as disputas sobre as ilhas. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) 2013. Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, UNESP, UNICAMP e PUC/SP. São Paulo, 2013.

HAN, J.; SUEN, W.; ZHANG, J.. Picking up the losses: The impact of the Cultural Revolution on human capital reinvestment in urban China. Hong Kong: University of Hong Kong and Chinese University of Hong Kong, 2009.

HU, Chang -Tu. Chinese Education under Communism. New York: Columbia University, 1962. 157 p.

MAO JUNIOR, José Rodrigues; SECCO, Lincoln Ferreira. A revolução chinesa: até onde vai a força do Dragão? São Paulo: Scipione, 1998. 99 p.

MENG, Xin.; GREGORY, R. G. The impact of interrupted education on subsequent educational attainment: A cost of the Chinese Cultural Revolution. Economic Development and Cultural Change, 2002. Vol. 50 No. 4. p.935-959.

MENG, Xin; ZHAO, Guochang. The intergerational effect of the chinese Cultural Revolution on Education. [s.l.]: The Australian National University, 2013.

MITTER, Rana. China moderna. Tradução Rosaura Eichenberg. Porto Alegre: L&PM, 2011. 176 p.

NAUGHTON, Barry. The chinese economy: transitions and growth. London: Massachusetts Institute of Technology Press, 2007. 528 p.

PIRES, Marcos Cordeiro. A ascensão da China: a estratégia chinesa de desenvolvimento e seu impacto na ordem mundial. Tese (Livre-docência). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP. Marília, 2013.

POMAR, Wladimir. A revolução chinesa. São Paulo: Editora UNESP, 2003. 179 p. Coleção Revoluções do século XX.

PRICE, Ronald Francis. Education in Communist China. London: Routledge & Kegan Paul, 1975. 318 p.

PRIESTLEY, Kenneth Ewart. Education Administration in Communist China. In: FRASER, Stewart E (Org). Education and Communism in China: an anthology of commentary and documents. London: Pall Mall Press, 1971. p. 105-126

SPENCE, Jonathan. The Search for Modern China. New York; London: W. W. Norton & Company, 2001. 2nd Ed.

TSANG, Chiu-Sam. Society, Schools and Progress in China. London: Pergamon Press Ltd., 1968.

TSANG, Mun C. Education and national development in China since 1949: oscillating policies and enduring dilemmas. In: China Review, 2000. 26 p.

WHEELWRIGHT, E. L.; MCFARLANE, Bruce. Desarollo y revolucion cultural en China. D.F. México: Editorial Nuestro Tiempo, 1972. 263 p.

Downloads

Publicado

2022-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação, intelectualidade e desenvolvimento na Nova China: breve apresentação histórica. (2022). Zi Yue, 2(01), 104-118. https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p104-118