Reflections on the founding narrative in Iracema, a virgem dos lábios de mel

Authors

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Aline Rebouças Azevedo Soares Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.118070

Keywords:

Adaptação cinematográfica, heroína mítica, Iracema, narrativa de fundação.

Abstract

The article presents some reflections on the founding narrative of
Iracema, a virgem dos lábios de mel [Iracema, the honey lips virgin (Coimbra, 1979), a cinematographic adaptation of the literary work Iracema (Alencar, 1865). We consider Iracema as a mythical heroine and her history as a foundation narrative. We relate the Alencar’s novel to the biography of Pocahontas and the epic The Aeneid, by Virgil, focusing on characters Camila, Dido and Lavinia. From this survey, we investigated how José de Alencar’s foundation project was recreated in Iracema, a virgem dos lábios de mel.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira, Universidade Federal do Ceará
    Professor adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Mestre e Doutor em Multimeios/Cinema pela UNICAMP. Recentemente realizou Estágio Pós-Doutoral na Columbia University, New York. É autor do livro "O Cangaço no Cinema Brasileiro". 
  • Aline Rebouças Azevedo Soares, Universidade Federal do Ceará
    Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará - UFC, na linha de pesquisa Fotografia e Audiovisual; bolsista da FUNCAP desde maio de 2015. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (2005).

References

ABREU, N. C. Boca do Lixo: cinema e classes populares. Campinas: Unicamp, 2006.

ALENCAR, J. Iracema. Porto Alegre: L&P, 2014.

BAZIN, A. Por um Cinema impuro. In: O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

DUNN, C. Identidades nacionais: os discursos de raça e gênero em Pocahontas e Iracema. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 71-85, 1997.

MORAES, V. L. A. O discurso amoroso em Iracema. In: Iracemas: imagens de uma lenda. Gabinete do Governador do Estado do Ceará. Fortaleza: Barbarela B Comunicação e Marketing, 2006.

MOREIRA, V. P. Iracema: um romance de mito e fundação ao modelo virgiliano In: Mito e Literatura. Fortaleza: Academia Cearense de Letras/Expressão Gráfica, 2007.

MULVEY, L. Prazer visual e o cinema narrativo. In: XAVIER, I. (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, Embrafilmes, 2008.

RIBEIRO, L. F. Mulheres de papel: um estudo do imaginário em José de Alencar e Machado de Assis. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1996.

STAM, R. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 1, n. 51, p. 19-53, 2006. Disponível em: http://bit.ly/2oYuNBd Acesso em: 24 ago. 2014.

VIEIRA, M. Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro. Salvador-Brasília: EDUFBA-COMPÓS, 2013.

VIRGILIO, M. Eneida. Rio de Janeiro: Tecno Print Gráfica Editora, s/a.

Published

2017-07-13

Issue

Section

Dossier

How to Cite

Reflections on the founding narrative in Iracema, a virgem dos lábios de mel. RuMoRes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 114–131, 2017. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2017.118070. Disponível em: https://periodicos.usp.br/Rumores/article/view/118070.. Acesso em: 18 may. 2024.