Merchandising social transmídia na Rede Globo: uma análise da temática lgbtqia+ em Malhação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.174622Palavras-chave:
Ações socioeducativas, Telenovela, TransmidiaçãoResumo
Este artigo tem o objetivo de discutir o conjunto de ações socioeducativas realizado pela Globo em Malhação com foco na questão LGBTQIA+ a partir do casal Michael e Santiago. O trabalho analisa a estratégia transmídia utilizada pela emissora na divulgação de ideias educativas sobre questões de sexualidade e coloca as ações à prova a partir da realização de um grupo focal com pessoas LGBTQIA+, em sua maioria integrantes de movimentos sociais relacionados à temática. A análise permite compreender que é preciso continuar investindo na interdiscursividade e no modelo de produção transmídia para que as ações socioeducativas tenham o efeito pretendido.
Downloads
Referências
AZEREDO, B. Entrevista concedida por e-mail ao grupo Obitel-UFPE. Recife, 26 fev. 2019.
BACCEGA, M. A. Narrativa ficcional de televisão: encontro com temas sociais. Comunicação & Educação, n. 26, 2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37468. Acesso em: 21 mar. 2019.
BALOGH, A. M. O discurso ficcional na TV. Sedução e sonho em doses homeopáticas. São Paulo: Edusp, 2001.
CABRAL, F. Paraíso tropical e a representação homossexual nas novelas da Rede Globo. Monografia do Curso de Comunicação Social. PUC-Rio: Rio de Janeiro, 2007.
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança. movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
COLLING, L. Personagens homossexuais nas telenovelas da Rede Globo: criminosos, afetados e heterossexualizados. Revista Gênero, v. 8, n. 1, 2007.
CLEMENTE, A. S. Merchandising social: a caixa de Pandora da novela brasileira. Comunicação e Inovação, v. 11, n. 20, jan.-jun. 2010. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/download/950/773. Acesso em: 12 mar. 2019.
COUTINHO, L. M.; QUARTIERO, E. M. O merchandising social em Malhação: estratégias socioeducativas para adolescentes. Revista Educação em Questão, v. 39, n. 25, set.-dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4015. Acesso em: 02 abr. 2019.
CZIZEWSKI, C. C. Telenovela, agendamento e temáticas sociais: uma relação sistêmica e progressiva. Revista Temática, Ano VI, n. 10, 2010.
FECHINE, Y.; GOUVEIA, D.; LIMA, C.; COSTA, M.; ESTEVÃO, F. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, M. I. V. (org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013.
FECHINE, Y.; LIMA, C.; MOREIRA, D.; CAVALCANTI, G.; CHACEL, M. Ações socioeducativas nos mundos da telenovela transmídia: um estudo a partir da abordagem de questões LGBTQIA+. In: LOPES, M. I. V. (org.). A construção de mundos na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2019.
GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, maio-jun. 1995.
HAIR, J. F.; CELSI, M. W.; ORTINAU, D. J.; BUSH, R. P. Fundamentos de pesquisa de marketing. Porto Alegre: AMGH, 2014.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
LOPES, M. I. V. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 26, p. 17-34, apr. 2003. ISSN 2316-9125. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37469/40183. Acesso em: 13 fev. 2017.
LOPES, M. I. V. A telenovela como recurso comunicativo. Revista Matrizes, v. 3, n. 1, dez.-ago. 2009. Disponível em: https://bdpi.usp.br/bitstream/handle/BDPI/32406/art_LOPES_Telenovela_2009.pdf?sequence=. Acesso em: 20 mar. 2019.
SCHIAVO, M. R. Dez anos de merchandising social. In: Anais. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/120978737171710494144163695234717744651.pdf. Acesso em : 12 mar. 2019.
SCHIAVO, M. R. Merchandising social: uma estratégia de sócio-educação para as grandes audiências. Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1995
WOLTON, D. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Yvana Fechine, Cecília Almeida Rodrigues Lima, Diego Gouveia Moreira, Gêsa Cavalcanti, Marcela Chacel
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro a total e irrestrita cessão de direitos autorais sobre o texto enviado para publicação na Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias. Entendo que o conteúdo do artigo é de minha inteira responsabilidade, inclusive cabendo a mim a apresentação de permissão para uso de imagens, ilustrações, tabelas, gráficos de terceiros que, porventura, venham a integrá-lo.