Ideologia do empreendedorismo social: representações do trabalho em tempos de crise do Estado Social português

Autores

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89636

Palavras-chave:

Empreendedorismo social, comunicação e discurso, trabalho, cultura empreendedora.

Resumo

No contexto do novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPELLO), bem como da crise da identidade laboral (DUBAR), temos como objeto deste estudo os discursos sobre o empreendedorismo social extraídos de sites de organizações portuguesas como o Instituto do empreendedorismo social (IES), e de projetos como o Mapa da inovação e empreendedorismo social (MIES), apoiado pela Comissão Europeia. O objetivo é compreender as estratégias discursivas e deslizamentos de sentido em torno do papel do empreendedor social no cenário português contemporâneo. A metodologia está baseada na abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa e na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin.

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Biografia do Autor

  • Vander Casaqui, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005), com pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (2013). vander.casaqui@gmail.com.

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Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CASAQUI, Vander. Ideologia do empreendedorismo social: representações do trabalho em tempos de crise do Estado Social português. RuMoRes, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 19–36, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2014.89636. Disponível em: https://periodicos.usp.br/Rumores/article/view/89636.. Acesso em: 3 nov. 2024.