Grupo Globo and the restrictions on the autonomy of CBN radio

Authors

  • Patrícia Maurício Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro
  • Creso Soares Junior Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.159092

Keywords:

Journalism, Autonomy, Grupo Globo, Privatizations of knowledge

Abstract

The radio station Central Brasileira de Notícias (CBN), in its first ten years of existence, left a state of relative editorial independence and became part of Grupo Globo. The business organization perceived the previous influence of the station in the politics and economy of the country and decided to adapt it to the corporate policy of the group. Profit was another main factor for the changes in the station in that period. For this article, interviews were conducted with professionals who worked during these years on CBN in head positions. Bibliography was used as theoretical framework, mainly that of authors César Bolaño and Valério Brittos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Patrícia Maurício, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro

    Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), Mestre (2001) e Graduada em Comunicação (1985) pela mesma Universidade. É professora e pesquisadora do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio desde 1998.

       
  • Creso Soares Junior, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro

    Mestrando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Rio. Graduado em Comunicação Social pela ECO-UFRJ, é jornalista há mais de 20 anos com passagens pelas Rádio CBN e Globo. Professor na PUC Rio desde 2006. 

References

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

BOLAÑO, C.; BRITTOS, V. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.

BREED, W. O controle social da redação. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993. p. 152-166.

BRITTOS, V.; GASTALDO, E. Mídia, poder e controle social. Alceu, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 121-133, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3eqnKYC. Acesso em: 29 jun. 2018.

BUCCI, E. A rádio que toca o Brasil. In: TAVARES, M. Manual de redação da CBN. São Paulo: Globo, 2011. p. 11-17.

CAMPOS, R. De patinho feio a cisne para anunciantes. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 56-61.

FERRARETTO, L. A. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

GASPARI, E. A ditadura escancarada. São Paulo. Companhia das Letras. 2002.

KUNCZIK, Michael. Conceitos de jornalismo. São Paulo: Edusp, 2002.

LEITÃO, M. Economia instantânea. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 90-101.

MARINHO, J. R. Rádio como exercício de cidadania. In: TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 14-18.

MEDITSCH, E. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular: Editora da UFSC, 2001.

SILVEIRA, M. (Org.). Manual de redação do Sistema Globo de Rádio. Rio de Janeiro: Globo, 1997.

SOLOSKI, J. O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.

TAVARES, M. Manual de Redação da CBN. São Paulo: Globo, 2011.

TAVARES, M. Ingredientes de uma receita que deu certo. In: TAVARES, M.;

FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006. p. 90-101.

TAVARES, M.; FARIA, G. (Org.). CBN, a rádio que toca notícia: a história da rede e as principais coberturas, linguagem e estilo do all news, jornalismo político, econômico e esportivo, a construção da marca, o modelo de negócios. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2006.

WOLF, M. O newsmaking: critérios de importância e noticiabilidade. In: WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2003. p. 177-252.

Published

2020-07-16

Issue

Section

Articles

How to Cite

Grupo Globo and the restrictions on the autonomy of CBN radio. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 306–323, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.159092. Disponível em: https://periodicos.usp.br/Rumores/article/view/159092.. Acesso em: 22 jul. 2024.