Sobre a Revista

Focus e Escopo
A revista é destinada a acadêmicos, pesquisadores independentes e estudantes de pós-graduação especializados em estudos irlandeses.

 

Periodicidade
Semestral, formato eletrônico PDF/A. Por ano, são publicados no mínimo 14 artigos inéditos.

 

Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretrizes para Autores
As submissões são bem-vindas em todos os campos interdisciplinares dos Estudos Irlandeses e podem ser feitas em duas categorias: artigos e revisões. Os artigos não devem exceder 6.000 palavras e as avaliações 1.500 palavras, em formato Word (.doc), Times New Roman 12, espaço 1,5. As submissões são gratuitas. O ABEI Jornal não tem taxas de submissão ou processamento de artigos (APCs)


Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O autor contribuiu substancialmente à concepção, escrita e revisão do artigo.
  • O(s) autor(es) garante(m) a originalidade dos manuscritos e quando se utiliza(m) de artigos ou cita(m) outros autores, que sejam devidamente citados.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Política de Publicação
1. São aceitos trabalhos de alunos de mestrado, doutorado e doutores. 

2. O artigo ou resenha deve ser inédito e não deve estar sendo avaliada para publicação em outra revista. Só serão aceitos textos que estejam dentro da temática da proposta pela revista.

3. Os textos poderão ser apresentados em língua inglesa ou portuguesa.

4. Os artigos e entrevistas deverão ter até 6 (seis) mil palavras, excluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. As resenhas deverão ter até 2 (duas) mil palavras.

5. Os artigos devem vir acompanhados de resumo e abstract (no máximo 10 linhas) e palavras-chave (máximo 5) em português e em inglês, para artigos em português e em inglês, apenas, para artigos em inglês, sendo que o título também deve estar traduzido para o inglês. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapasse os 2MB).

6. Os artigos em inglês seguem os padrões de estilo e requisitos bibliográficos da MLA - Modern Language Association, para artigos de literatura.

7. No caso de inserção de imagens (fotos, gravuras, quadros, etc.), a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será dos autores.

8. Não deve haver identificação alguma sobre o(s) autor(es) no corpo do texto, para garantir o anonimato no processo de avaliação.

9. Os textos deverão ser remetidos através do endereço eletrônico: https://www.revistas.usp.br/abei/index. Excepcionalmente, por correio eletrônico para o e-mail: journal.abeibrasil@gmail.com, cujo assunto deve ser: Submissão de artigo; no corpo do e-mail devem constar as seguintes informações: nome do autor, titulação, filiação institucional, endereço completo, e-mail e uma breve descrição biográfica (máximo de 5 linhas).

10. Artigos e resenhas deverão seguir as normas para submissão.

 

Normas para submissão

  1. A revista aceita manuscritos em inglês e português.
  2. Os artigos devem conter no máximo 6000 palavras de extensão, Times New Roman 12, espaço 1,5, e estar no formato do Microsoft Word (.doc, .docx). Resenhas devem seguir o mesmo formato, entretanto, devem conter até 3000 palavras de extensão.
  3. Um resumo em inglês e português de, no mínimo, 150 palavras deve ser incluso, acompanhado das palavras-chave em inglês e português. Recomenda-se a utilização da ferramenta gratuita de tradução DeepL (https://www.deepl.com/translator) para autores que não tenham o português como primeira e segunda língua. As editoras-chefe se comprometem a revisar para o português os resumos e palavras-chave.
  4. As informações sobre o autor devem ser inseridas devidamente no sistema OJS durante o processo de submissão.
  5. Ilustrações, gráficos e tabelas, com seus respectivos números e legendas, devem ser enviados em um arquivo separado, com qualidade para impressão. O(s) autor(es) deve(m) deter as permissões de uso de qualquer elemento que foi retirado de outra fonte.
  6. As notas de fim devem ser numeradas consecutivamente e colocadas ao final do manuscrito.
  7. As citações em língua diferente do texto devem ser traduzidas, sendo o original colocado em nota de fim.
  8. A bibliografia deve aparecer no fim do manuscrito, seguindo o último sobrenome do autor no estilo MLA.

 

Processo de Avaliação pelos Pares
Os originais de artigos e resenhas submetidos à revista são encaminhados às editoras-chefe e editores convidados para uma análise preliminar, que vai considerar a linha editorial geral e o tema do número. Após essa avaliação preliminar o artigo ou a resenha deve ser enviado incógnito à apreciação de dois pareceristas integrantes da Comissão Editorial, Conselho Consultivo ou consultores “ad hoc”, conforme temática do artigo (DOUBLE BLIND REVIEW). Caso haja discordância quanto aos pareceres, o artigo/resenha será enviado a um terceiro parecerista.

Todos os pareceristas consultados pelo ABEI Journal se comprometem a

  • Aceitar as políticas de avaliação da revista;
  • Declarar que não há qualquer conflito de interesses;
  • Utilizar ferramentas antiplágio durante o processo de avaliação;
  • Enviar a avaliação dentro do prazo determinado pelas editoras-chefe.

Os originais poderão ser: – Aceitos, sem restrições; – Aceitos, com algumas alterações; ou, – Rejeitados. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, a Comissão Editorial se dá o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela Comissão.

A avaliação deve garantir que 

  1. O artigo é original e bem escrito;
  2. O tema é bem definido e desenvolvido;
  3. O artigo atinge suas propostas e objetivos;
  4. Cobre e articula a bibliografia recente e clássica sobre o tema;
  5. Propõe uma reflexão original;
  6. É relevante para a área de Estudos Irlandeses.

ABEI Journal não se responsabiliza ou endossa as opiniões emitidas pelos autores dos textos nela publicados, salientando que as opiniões são de sua exclusiva responsabilidade.

Toda comunicação com a revista, inclusive o envio de trabalhos, deverá ser feita pelo site https://www.revistas.usp.br/abei/about/submissions ou por de endereço eletrônico (journal.abeibrasil@gmail.com).

 

Política de Conflito de Interesses
Em consonância com as diretrizes e recomendações éticas do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/), os Pareceristas se comprometem a declarar que não há nenhum conflito de interesse durante o processo de avaliação. O conflito de interesse se configura como:

  • O avaliador participou de algum processo do artigo, seja na orientação acadêmica do autor ou na concepção, escrita e revisão do artigo;
  • O avaliador, após a leitura do resumo e das palavras-chave, tem uma ideia de quem possa ser o autor;
  • O avaliador é da mesma instituição de pesquisa ou agência de fomento do autor.

O Parecerista deverá recusar a avaliação se for afirmativa qualquer um dos pontos acima.

 

Práticas Éticas
O ABEI Journal segue as diretrizes e recomendações éticas do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

Será parte das atividades das Editoras-chefe, Editores convidados e assistente editorial empreender esforços para prevenir a má-prática e a falta ética na publicação dos artigos, não tolerando qualquer tipo de plágio. Sempre que este for detectado o artigo será prontamente rejeitado.

Todos as Editoras-chefe, Editores convidados e Pareceristas devem se comprometer a avaliar os artigos submetidos mediante a qualidade técnica do trabalho, contribuição para a área e seu conteúdo intelectual. Para tal trabalhamos com pareceres duplo-cegos. As Editoras-chefe, Editores convidados e Pareceristas também devem se comprometer com a confidencialidade do texto avaliado.

Todos os autores que submeterem um artigo ao ABEI Journal deverão declarar que o artigo está livre de plágio, que são originais e inéditos. Assim como, faz parte da diretriz da Revista que os autores declarem que o artigo não está sendo avaliado por outro periódico simultaneamente.

Quaisquer outros equívocos e/ou desvios que não sejam contemplados nestas diretrizes deverão ser informados às editoras-chefe, Profas. Dras. Mariana Bolfarine e Laura P.Z. Izarra, para que tomem as providência necessárias para a resolução da contenda.


Detecção de Plágio
O ABEI Journal utiliza e recomenda aos seus pareceristas os softwares CopySpider e AntiPlagiarist - ACNP Software para detecção de plágio. Caso seja identificado plágio nos textos submetidos a submissão é rejeitada.

O ABEI Journal atua em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

 

Preservação digital- Rede de Preservação PKP (PKP PN)
A Rede de Preservação do PKP (PKP PN) providencia serviços gratuitos de preservação para qualquer revista OJS que cumpra um conjunto básico de critérios.

 

Indexadores
Directory of Open Acess Journals (DOAJ)
Diretório de Políticas Editoriais das revistas científicas brasileiras (Diadorim)
EBSCO
EBZ
Google Scholar
Latindex
Modern Language Association (MLA)
OpenAIRE
Portal de Periódicos da Capes
WorldCat

 

Declaração de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Declaração de direitos autorais
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Histórico da Revista
O ABEI Journal — The Brazilian Journal of Irish Studies é publicado desde 1999 em versão impressa. Desde o volume 20, número 1 a revista é publicada duas vezes por ano no sistema de publicação aberta (OJS), apresentando pesquisas de várias áereas de pesquisas em Estudos Irlandeses. O ABEI Journal contém a seção "Voices from Brazil" como forma de compartilhar a cultura brasileira aos leitores do exterior.

 

Apoios
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats

Associação Brasileira de Estudos Irlandeses

Embassy of Ireland in Brazil
Consulate General of Ireland, São Paulo
Emigrant Support Programme