Psicoterapia baseada em evidências em crianças e adolescentes

Autores

  • Gabriel Ferreira Pheula Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Rassier Isolan Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000200003

Palavras-chave:

Eficácia, psicoterapia, ensaios clínicos controlados, pesquisa em terapia na infância e adolescência, terapias com suporte empírico

Resumo

CONTEXTO: O termo tratamentos baseados em evidências refere-se a intervenções que possuem evidência de eficácia em pesquisas empíricas. Tratamentos psicológicos baseados em evidências têm sido identificados como um objetivo principal nos Estados Unidos, e, atualmente, há uma clara orientação em direção à sua indicação para os transtornos psiquiátricos mais prevalentes. OBJETIVO: Revisar a efetividade de intervenções psicossociais para as principais formas clínicas dos transtornos mentais na infância e adolescência, e os desafios para a pesquisa em tratamentos baseados em evidência. MÉTODOS: Revisão bibliográfica do banco de dados Medline, de 1985 a 2005, e revisão de artigos encontrados em capítulos de livros e artigos de revisão. RESULTADOS: Psicoterapias com suporte empírico em depressão, ansiedade, transtornos do comportamento disruptivo e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. CONCLUSÃO: Houve um progresso importante na pesquisa em psicoterapia na infância e adolescência, que se reflete na quantidade de estudos e na identificação de tratamentos baseados em evidências. O desafio atual engloba a generalização de tais achados para a prática clínica.

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Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Revisões da Literatura

Como Citar

Psicoterapia baseada em evidências em crianças e adolescentes . (2007). Archives of Clinical Psychiatry, 34(2), 74-83. https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000200003