Ética de Publicação

Com base nas orientações do Committee on Publication Ethics (COPE) e, tendo em vista eventuais situações de conflito de interesse ou violações éticas que possam surgir, os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos onde ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação/fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros.

 

Análise de plágio

A Acta Fisiátrica usa o software antiplágio iThenticate para conferir a originalidade dos artigos antes de sua publicação.

As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

 

Responsabilidade dos Autores

Os autores são responsáveis pela veracidade e pelo ineditismo dos manuscritos, bem como pela devida permissão de uso de figuras ou tabelas publicadas em outras fontes. O manuscrito deve ser submetido acompanhado da Declaração de Exclusividade, Conflito de Interesses e Responsabilidade assinada por todos os autores, na qual afirmam que o estudo não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, tampouco encaminhado para publicação em outros periódicos e que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo.

Todos os autores no momento da submissão deverão concordar com o termo de transferência de direitos autorais (Termo de Copyright). Os manuscritos publicados passam a ser propriedade da revista Acta Fisiátrica, ficando sua reprodução, total ou parcial, sujeita à autorização expressa do Conselho Editorial.

 

Critérios de Autoria

A Acta Fisiátrica recebe manuscritos com até oito (8) autores. Os critérios de autoria seguem o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) que recomenda que a autoria seja baseada nos quatro critérios seguintes:

1°- Contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho;

2°- Elaboração de versões preliminares do artigo ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual;

3°- Aprovação final da versão a ser publicada;

4°- Concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas.

Autores são aqueles que atendem às condições 1, 2, 3 e 4. Os autores, ao assinarem a declaração de responsabilidade, afirmam a participação de todos na elaboração do manuscrito e assumem, publicamente, que são responsáveis por seu conteúdo.

Na “Folha de Rosto” do manuscrito, deve ser incluída a informação sobre a contribuição de cada autor para sua elaboração. Àqueles que não atedem os critérios de autoria acima descritos não serão listados como autores, mas devem ser explicitamente reconhecidos como colaboradores na seção dos Agradecimentos.

 

Agradecimentos

Quando desejável e pertinente, recomenda-se a nomeação, ao final do manuscrito, daqueles que colaboraram com o estudo, embora não tenham preenchido os critérios de autoria adotados por esta publicação. Os autores são os responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos. Também podem constar agradecimentos as instituições, pelo apoio financeiro ou logístico à realização do estudo.

 

Fontes de Financiamento

Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, recebidos para a realização do estudo e citar o número dos respectivos processos. Essas informações devem constar, tambem na “Folha de Rosto” do manuscrito.

 

Conflito de Interesses

Segundo o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) os conflitos de interesses podem ocorrer quando algum autor ou instituição tem relações de qualquer natureza com organizações ou indivíduos que podem influenciar o estudo em questão.

Os autores devem manifestar a existência de relações financeiras (relacionamento empregatício, consultorias, honorários, patentes e recebimento de pagamento por testemunho na qualidade de especialista), outras razões (relações pessoais, rivalidades, competição acadêmica e crenças intelectuais) ou a ausência de conflitos de interesses na realização do estudo. A informação sobre conflitos de interesses deve ser incluída na “Folha de Rosto” e na “Declaração de Responsabilidade”.

 

Aprovação Ética

A observância dos preceitos éticos referentes à condução, bem como ao relato da pesquisa, é de inteira responsabilidade dos autores, respeitando-se as recomendações éticas contidas na Declaração de Helsinque (2000). Para pesquisas realizadas com seres humanos no Brasil, os autores devem observar, integralmente, as normas constantes nas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016 e em resoluções complementares, para situações especiais.

Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção de Métodos e sempre que pertinente, deve ser informado o número do protocolo da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Estas pesquisas devem ser acompanhadas do Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa/CEP da Instituição de origem, ou outro credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

Registro de Estudos

No caso de ensaios clínicos, será necessária a indicação do número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). No caso de revisão sistemática, é desejável a indicação do número de registro na base International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO).