Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp

Autores

  • Matheus Lobo Pismel Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Sérgio Luiz Gadini

Palavras-chave:

Consumo de Notícias, Públicos do jornalismo, Netnografia

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir possíveis metodologias para a pesquisa dos “públicos” do jornalismo, com foco no consumo de notícias em celulares via grupos de WhatsApp. A primeira parte do artigo gira em torno das transformações socioculturais e tecnológicas que nos últimos anos alteraram a posição do público, sendo parte da crise estrutural do jornalismo. Em seguida, debatemos aspectos teórico-metodológicos, especialmente a partir dos aportes etnográficos, que podem operacionalizar os estudos de consumo. Interessam-nos especialmente as contribuições da netnografia (ou etnografia virtual) – perspectiva que nos baseamos para propormos um passo a passo metodológico. Em relação à notícia, buscamos uma concepção aberta que apreenda tanto seu caráter de ritualidade cotidiana quanto como forma de conhecimento da realidade. Por fim, acreditamos que a aplicação do método pode gerar resultados que sirvam de base para outras pesquisas voltadas ao estudo da crise do jornalismo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Matheus Lobo Pismel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
    Jornalista formado em 2013 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrando
    do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde
    pesquisa interfaces entre jornalismo e comunicação popular. E-mail para contato:
    matheuslobopismel@gmail.com.
  • Sérgio Luiz Gadini
    Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG. Realiza pesquisas sobre produção jornalística, com ênfase no campo cultural e representações de mídia e política. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). E-mail para contato: sergiogadini@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2017-03-13

Como Citar

Lobo Pismel, M., & Gadini, S. L. (2017). Conhecer o “público”: a análise do consumo da notícia em grupos de WhatsApp. Revista Alterjor, 15(1), 119-134. https://periodicos.usp.br/alterjor/article/view/122632