Jornalismo alternativo na era digital: análise de reportagens da Agência Pública
Palavras-chave:
Jornalismo alternativo, Internet, ReportagemResumo
Propomos uma contribuição que visa o aprofundamento dos debates sobre jornalismo alternativo e o uso da internet a partir do estudo de caso da Agência Pública. O objetivo é identificar de que maneira se apresenta o jornalismo difundido por este tipo de iniciativa e, em segundo, se ele se constitui como um tipo alternativo. As reportagens aprofundadas da Agência Pública, por um lado, se distanciam do modelo preconizado pelo mercado, e, por outro lado,, se assemelham a um gênero de texto jornalístico que já está consolidado socialmente, muito comum em revistas jornalísticas comerciais. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizamos uma análise dos elementos de construção de duas reportagens. Este trabalho implica na identificação de elementos estruturais do conteúdo, da linguagem, o lugar do jornalista, uso de recursos midiáticos e seleção de fontes e demais informações utilizadas para a construção da reportagem, considerando a internet como plataforma de difusãoDownloads
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Publicado
2014-11-28
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Carvalho, G. (2014). Jornalismo alternativo na era digital: análise de reportagens da Agência Pública. Revista Alterjor, 10(2), 126-142. https://periodicos.usp.br/alterjor/article/view/88327