Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias
Palavras-chave:
Censura, Economia, Jornalismo, Liberdade de Expressão, Liberdade de ImprensaResumo
Este trabalho apresenta reflexões sobre a questão da liberdade de imprensa no contexto da liberdade de expressão. A metodologia utilizada foi a composição e a contraposição de fontes bibliográficas. É feita uma análise sobre o papel da imprensa na sistemática do livre fluxo de informações e é levantada a hipótese de existência de controle e limitação do exercício do jornalismo por meio da pressão econômica, sobretudo por parte do poder público junto a empresas do ramo – e vice-versa. Após a exposição de alguns argumentos, resta o questionamento sobre qual seria a necessidade de regulação mais premente para garantir mais pluralidade na disseminação de informações: a de distribuição de verbas publicitárias pelo poder público ou a do liberalismo de mercado absoluto hoje praticado pelas empresas de informaçãoDownloads
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Publicado
2015-05-05
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Oliveira, C. P. U. de. (2015). Quem pauta a imprensa? Uma reflexão sobre as pressões no entorno das verbas publicitárias. Revista Alterjor, 11(1), 78-89. https://periodicos.usp.br/alterjor/article/view/aj11-a09