Linguagem Escolar e a Construção da Identidade e Consciência Racial da Criança Negra na Educação Infantil

Authors

  • Carolina de Paula Teles Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35324

Keywords:

Linguagem, Ideal de Branqueamento, Identidade e Consciência Racial, Educação Infantil

Abstract

O presente texto aborda o papel da linguagem na constituição da identidade e consciência racial da criança negra. Constatou-se que o silêncio tem um papel relevante no que se que se refere à temática racial e educação, e nesse caso o silêncio tem resultados prejudiciais. O fato da temática não ser abordada nesse nível de ensino, dá a possibilidade de se reproduzir muitas concepções sobre a população negra. Assim, pudemos supor que mesmo que não se expresse, não significa que isso seja menos prejudicial à construção da identidade e consciência racial das crianças negras

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Carolina de Paula Teles, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de Marília e mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Published

2009-03-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Teles, C. de P. (2009). Linguagem Escolar e a Construção da Identidade e Consciência Racial da Criança Negra na Educação Infantil. Anagrama, 1(4), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35324